NotíciasPolítica

25 de jul 2025

Moraes demora um mês para autorizar cirurgia de Daniel Silveira

Alexandre de Moraes autoriza saída temporária de Daniel Silveira para cirurgia no joelho, agendada para 26 de junho, com escolta policial.

Ex-deputado federal Daniel Silveira. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ex-deputado federal Daniel Silveira. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ouvir a notícia

Moraes demora um mês para autorizar cirurgia de Daniel Silveira - Moraes demora um mês para autorizar cirurgia de Daniel Silveira

0:000:00

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, autorizou a saída temporária do ex-deputado federal Daniel Silveira para realizar uma cirurgia no joelho. O procedimento, agendado para 26 de junho, foi considerado urgente pela defesa, que alegou a necessidade de reconstrução do ligamento cruzado anterior e reparo do menisco.

A solicitação foi feita em 24 de junho e, após uma perícia médica oficial, a urgência foi confirmada. A Secretaria de Administração Penal do Rio de Janeiro emitiu um parecer favorável à cirurgia quatro dias depois. Silveira relatou ter sofrido um trauma no joelho há aproximadamente cinco anos.

Detalhes da Autorização

Moraes, ao autorizar a saída, destacou que a assistência à saúde do preso deve ser garantida em locais adequados, conforme a Lei de Execução Penal. O ex-deputado terá escolta policial durante o procedimento, e a permanência fora do estabelecimento prisional será limitada ao tempo necessário para a cirurgia e recuperação inicial.

A condenação de Silveira, que ocorreu em 2022, resultou em uma pena de 8 anos e 9 meses por ameaças ao Estado Democrático de Direito. Embora tenha recebido um indulto de Jair Bolsonaro, este foi posteriormente anulado pelo STF. Em 2024, Moraes concedeu liberdade condicional a Silveira, mas revogou a decisão após descumprimento de ordens.

Situação Atual

Atualmente, Silveira cumpre pena em regime semiaberto e trabalha em um projeto de plantio de árvores nativas na Colônia Agrícola Marco Aurélio Vargas Tavares de Mattos, em Magé (RJ). Em abril, o ministro barrou um pedido para um regime semiaberto humanitário, que visa aliviar a superlotação do sistema prisional. A cirurgia no joelho representa um novo desdobramento na trajetória judicial do ex-deputado.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela