Breaking News

25 de jul 2025

Nota técnica sugere veto integral ao projeto de lei sobre licenciamento ambiental

Observatório do Clima pede veto integral ao projeto de flexibilização do licenciamento ambiental, citando inconstitucionalidade e retrocessos.

Manifestação na avenida Paulista contra o PL do licenciamento ambiental (Foto: Danilo Verpa - 13.jul.25/Folhapress)

Manifestação na avenida Paulista contra o PL do licenciamento ambiental (Foto: Danilo Verpa - 13.jul.25/Folhapress)

Ouvir a notícia

Nota técnica sugere veto integral ao projeto de lei sobre licenciamento ambiental - Nota técnica sugere veto integral ao projeto de lei sobre licenciamento ambiental

0:000:00

Uma nota técnica do Observatório do Clima, divulgada nesta quinta-feira (24), recomenda o veto integral ao projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental, atualmente aguardando a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto, aprovado pelo Congresso em 17 de outubro, é criticado por organizações ambientais que alertam para seus impactos negativos.

A análise do Observatório aponta que 42 dos 66 artigos do projeto representam retrocessos legais e são considerados inconstitucionais. A coordenadora Suely Araújo afirma que a proposta compromete os fundamentos técnicos e jurídicos essenciais para o licenciamento ambiental no Brasil. Para ela, um veto parcial não resolveria os problemas estruturais da proposta.

O projeto inclui a criação da Licença Ambiental Especial (LAE), que pode acelerar a exploração de projetos de grande impacto, como a exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Araújo critica a LAE, afirmando que é uma licença concedida por pressão política e incoerente com a Política Nacional do Meio Ambiente. A proposta também permite que estados criem suas próprias normas, o que pode resultar em 27 legislações diferentes, favorecendo a flexibilização da legislação ambiental.

Além disso, o Observatório questiona a Licença por Adesão e Compromisso (LAC), que permite o licenciamento automático de empreendimentos. Araújo destaca que, se o veto não for total, o governo precisará de uma medida provisória para corrigir os problemas, já que um veto parcial não resolveria as questões críticas do projeto.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela