25 de jul 2025
Nota técnica sugere veto integral ao projeto de lei sobre licenciamento ambiental
Observatório do Clima pede veto integral ao projeto de flexibilização do licenciamento ambiental, citando inconstitucionalidade e retrocessos.

Manifestação na avenida Paulista contra o PL do licenciamento ambiental (Foto: Danilo Verpa - 13.jul.25/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Nota técnica sugere veto integral ao projeto de lei sobre licenciamento ambiental
Ouvir a notícia
Nota técnica sugere veto integral ao projeto de lei sobre licenciamento ambiental - Nota técnica sugere veto integral ao projeto de lei sobre licenciamento ambiental
Uma nota técnica do Observatório do Clima, divulgada nesta quinta-feira (24), recomenda o veto integral ao projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental, atualmente aguardando a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto, aprovado pelo Congresso em 17 de outubro, é criticado por organizações ambientais que alertam para seus impactos negativos.
A análise do Observatório aponta que 42 dos 66 artigos do projeto representam retrocessos legais e são considerados inconstitucionais. A coordenadora Suely Araújo afirma que a proposta compromete os fundamentos técnicos e jurídicos essenciais para o licenciamento ambiental no Brasil. Para ela, um veto parcial não resolveria os problemas estruturais da proposta.
O projeto inclui a criação da Licença Ambiental Especial (LAE), que pode acelerar a exploração de projetos de grande impacto, como a exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Araújo critica a LAE, afirmando que é uma licença concedida por pressão política e incoerente com a Política Nacional do Meio Ambiente. A proposta também permite que estados criem suas próprias normas, o que pode resultar em 27 legislações diferentes, favorecendo a flexibilização da legislação ambiental.
Além disso, o Observatório questiona a Licença por Adesão e Compromisso (LAC), que permite o licenciamento automático de empreendimentos. Araújo destaca que, se o veto não for total, o governo precisará de uma medida provisória para corrigir os problemas, já que um veto parcial não resolveria as questões críticas do projeto.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.