28 de jul 2025
EUA libera exportação de tecnologia para a China em novo acordo comercial
EUA suspendem restrições à exportação de tecnologia para a China e prorrogam trégua tarifária por 90 dias, visando acordo comercial.

EUA pede que governo do Camboja reduza tensão com Tailândia 'imediatamente' (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
EUA libera exportação de tecnologia para a China em novo acordo comercial
Ouvir a notícia
EUA libera exportação de tecnologia para a China em novo acordo comercial - EUA libera exportação de tecnologia para a China em novo acordo comercial
Os Estados Unidos suspenderam as restrições à exportação de tecnologia para a China, buscando facilitar as negociações comerciais entre os dois países. A decisão foi anunciada durante a terceira rodada de discussões em Estocolmo, iniciada em 28 de agosto. O objetivo é garantir um encontro entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping ainda este ano.
O Departamento de Comércio dos EUA foi instruído a evitar medidas mais rígidas contra a China, que incluem a suspensão de bloqueios a produtos como o chip H20, desenvolvido pela Nvidia. Essa reversão ocorreu após pressão do CEO da empresa, Jensen Huang. Especialistas em segurança nacional expressaram preocupações sobre os riscos que essa liberação pode representar para a vantagem econômica e militar dos EUA.
A trégua tarifária, que já havia sido acordada anteriormente, foi prorrogada por mais 90 dias. As tarifas americanas sobre importações chinesas foram reduzidas de 145% para 30%, enquanto as taxas da China sobre produtos dos EUA caíram de 125% para 10%. Fontes do governo chinês indicaram que a delegação pressionará os EUA sobre tarifas relacionadas ao fentanil, um tema sensível nas negociações.
Durante uma agenda na Escócia, Trump afirmou que as partes estão "muito perto de um acordo" com a China. A expectativa é que as discussões atuais possam levar a um entendimento que evite a escalada das tarifas e promova um ambiente mais favorável para as relações comerciais entre as duas potências.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.