28 de jul 2025
Ibaneis propõe remover grades da Praça dos Três Poderes após montagem de barraca
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, planeja retirar grades da Praça dos Três Poderes antes da motociata de apoiadores de Bolsonaro.

Praça dos Três Poderes, em Brasília, está cercada por grades e com uma faixa da rua de acesso bloqueada por cavaletes - Pedro Ladeira - 28.jul.2025/Folhapress (Foto: Pedro Ladeira - 28.jul.2025/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Ibaneis propõe remover grades da Praça dos Três Poderes após montagem de barraca
Ouvir a notícia
Ibaneis propõe remover grades da Praça dos Três Poderes após montagem de barraca - Ibaneis propõe remover grades da Praça dos Três Poderes após montagem de barraca
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta segunda-feira (28) a intenção de remover rapidamente as grades que cercam a Praça dos Três Poderes. As estruturas foram instaladas na última sexta-feira (25) em resposta a preocupações com possíveis protestos, especialmente com a aproximação do Motoweek, evento que atrai motociclistas, muitos deles apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na mesma sexta-feira, o deputado federal Helio Lopes (PL-RJ) montou uma barraca na praça para protestar contra as ações judiciais que envolvem Bolsonaro, que está com a liberdade restrita desde 18 de julho. Lopes foi retirado do local por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que também proferiu a decisão contra o ex-presidente na semana passada.
Motociata e Protestos
Apoiadores de Bolsonaro planejam uma motociata para o dia 29, sugerindo que o ex-presidente participe do ato. O governador Ibaneis comentou que a instalação das grades foi uma medida preventiva, já que não havia certeza sobre a organização de um movimento de protesto. Ele destacou que a situação era delicada, considerando a expectativa de grande público no evento de motociclistas.
Apesar das grades, a Praça dos Três Poderes permanece acessível ao público, com vendedores ambulantes e turistas circulando pelo local. A segurança na área é reforçada por cavaletes da Polícia Militar, que bloqueiam uma das faixas de acesso. Além disso, a estrutura de cercamento também se estende em frente ao STF, sem previsão de retirada.
Segurança e Acesso
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança do Palácio do Planalto, informou que as estruturas de proteção foram retiradas ao longo do dia. A Praça dos Três Poderes, localizada entre o STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, continua a ser um ponto focal de manifestações e atividades políticas em Brasília.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.