28 de jul 2025
Moradores se unem para protestar contra alterações na Linha 20-Rosa do Metrô
Moradores contestam mudança da estação Teodoro Sampaio, que pode dificultar acesso ao Metrô e aumentar tempo de deslocamento.

Originalmente, a futura estação Teodoro Sampaio ficaria no cruzamento com a Avenida Faria Lima. Mas o Metrô mudou o endereço para esquina entre as ruas Cardeal Arcoverde e Dr. Virgílio de Carvalho Pinto. (Foto: Tiago Queiroz/Estadão)
Ouvir a notícia:
Moradores se unem para protestar contra alterações na Linha 20-Rosa do Metrô
Ouvir a notícia
Moradores se unem para protestar contra alterações na Linha 20-Rosa do Metrô - Moradores se unem para protestar contra alterações na Linha 20-Rosa do Metrô
Moradores de São Paulo estão se mobilizando contra a mudança da futura estação Teodoro Sampaio da Linha 20-Rosa do Metrô, que foi deslocada para a esquina entre as ruas Cardeal Arcoverde e Dr. Virgílio de Carvalho Pinto. Eles defendem que a estação deveria permanecer no cruzamento da Teodoro Sampaio com a Avenida Brigadeiro Faria Lima, conforme o plano original, que previa uma ligação com a Linha 4-Amarela. A nova localização representa um aumento de 1,3 km e 15 minutos de caminhada para os usuários.
Fernando Sampaio, presidente da Ame Jardins, afirma que a alteração é um "erro grave", comparando a situação a construir uma estação da Linha Verde na Alameda Franca, em vez de na Avenida Paulista. A mobilização conta com o apoio de 16 associações de moradores, incluindo Alto de Pinheiros e Vila Madalena. O Metrô, por sua vez, justifica a mudança com questões técnicas e de demanda, afirmando que o projeto ainda mantém duas estações na Faria Lima, mas cortou outras três paradas importantes.
O Metrô argumenta que o traçado original se mostrou inviável e que estão sendo realizadas sondagens geotécnicas para avaliar alternativas. A expectativa de demanda de passageiros e a futura integração com a Linha 22-Marrom foram citadas como razões para a mudança. As associações de moradores, por sua vez, encomendaram um estudo técnico que demonstra os benefícios do trajeto original e planejam apresentá-lo à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
Atualmente, não há previsão para o início das obras da Linha 20-Rosa, e o contrato de concessão para sua construção está previsto para ser leiloado no segundo semestre de 2026.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.