28 de jul 2025
Trump critica Israel e expressa desacordo sobre a fome em Gaza
Trump denuncia desnutrição em Gaza e critica Netanyahu por negar a fome, enquanto discute ajuda humanitária com premiê britânico.

Donald Trump ao lado do premiê britânico, Keir Starmer. (Foto: Christopher Furlong / POOL / AFP)
Ouvir a notícia:
Trump critica Israel e expressa desacordo sobre a fome em Gaza
Ouvir a notícia
Trump critica Israel e expressa desacordo sobre a fome em Gaza - Trump critica Israel e expressa desacordo sobre a fome em Gaza
Em uma declaração feita na Escócia nesta segunda-feira (28), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por afirmar que não há fome na Faixa de Gaza. Trump destacou que as imagens de crianças desnutridas contradizem essa afirmação, ressaltando a gravidade da crise humanitária na região.
O conflito em Gaza se intensificou desde outubro de 2023, resultando em um cerco severo e restrições à entrada de suprimentos. Durante uma pausa humanitária de 10 horas, Netanyahu reiterou que não há "política de fome" em Gaza, enquanto Trump se preparava para discutir ajuda humanitária com o premiê britânico, Keir Starmer. O presidente americano também expressou ceticismo sobre a possibilidade de o Hamas libertar os reféns israelenses, alegando que eles estão sendo usados como "escudo humano".
A situação humanitária em Gaza é alarmante, com a ONU relatando que mais de 100 mil dos 2,1 milhões de habitantes enfrentam desnutrição aguda. O Programa Mundial de Alimentos alertou que a população local está em níveis críticos de insegurança alimentar. Em resposta à pressão internacional, Israel anunciou a criação de novos corredores humanitários e pausas diárias nas operações militares para facilitar a entrega de ajuda.
Caminhões com suprimentos começaram a entrar em Gaza a partir do Egito, e a ONU criticou a inação da comunidade internacional diante do sofrimento dos palestinos. Apesar das medidas de Israel, ataques aéreos continuam a ocorrer, como o que atingiu um prédio residencial em Gaza, mesmo durante uma pausa humanitária. As organizações de direitos humanos, como B'Tselem e Médicos pelos Direitos Humanos, acusam Israel de genocídio, afirmando que as políticas israelenses contribuem para a destruição da sociedade palestina.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.