Breaking News

29 de jul 2025

Brasil é questionado por sua saída da aliança em memória do Holocausto

Brasil se retira da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto e se junta à ação da África do Sul contra Israel por genocídio em Gaza.

Integrante da base de Lula, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP), cobrou explicações do governo sobre a retirada do Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (Foto: Werther Santana/Estadão)

Integrante da base de Lula, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP), cobrou explicações do governo sobre a retirada do Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (Foto: Werther Santana/Estadão)

Ouvir a notícia

Brasil é questionado por sua saída da aliança em memória do Holocausto - Brasil é questionado por sua saída da aliança em memória do Holocausto

0:000:00

A deputada Tabata Amaral (PSB-SP) questionou o Ministério das Relações Exteriores sobre a retirada do Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA). A saída, confirmada por fontes do Itamaraty, ocorre em um momento em que o governo Lula se junta à ação da África do Sul contra Israel, acusando-o de genocídio em Gaza.

Em seu requerimento, Tabata Amaral apresentou seis indagações ao ministro Mauro Vieira. Ela destacou que a definição de antissemitismo da IHRA, embora não vinculativa, serve como referência para mais de 45 países e cerca de 2000 instituições. A deputada enfatizou a importância da aliança como um sinal de comprometimento com a paz e a educação sobre o Holocausto.

A saída do Brasil da IHRA foi justificada por fontes diplomáticas que alegam que a adesão em 2021, durante o governo Bolsonaro, foi feita de maneira "displicente". Além disso, mencionaram que o Brasil teria obrigações financeiras não cumpridas com a aliança. Apesar disso, o Itamaraty nega que a retirada esteja relacionada à nova postura do governo em relação a Israel.

No dia 23 de outubro, o Brasil formalizou sua adesão à ação da África do Sul na Corte Internacional de Justiça, que acusa Israel de genocídio contra os palestinos. O governo brasileiro afirma que a saída da IHRA e a adesão à ação não estão diretamente ligadas, mas a coincidência de eventos levanta questionamentos sobre a nova política externa do país.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela