29 de jul 2025
Eduardo Bolsonaro tenta obstruir diálogo entre senadores brasileiros e americanos
Eduardo Bolsonaro critica comitiva do Senado nos EUA e afirma que negociações sobre sobretaxa estão condenadas ao fracasso.

Eduardo Bolsonaro afirmou atuar para que senadores não tenham sucesso na missão. (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Ouvir a notícia:
Eduardo Bolsonaro tenta obstruir diálogo entre senadores brasileiros e americanos
Ouvir a notícia
Eduardo Bolsonaro tenta obstruir diálogo entre senadores brasileiros e americanos - Eduardo Bolsonaro tenta obstruir diálogo entre senadores brasileiros e americanos
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou a comitiva do Senado que viajou aos Estados Unidos para negociar a sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros. Em entrevista ao SBT News, ele afirmou que a missão está "fadada ao fracasso" e que pretende dificultar o diálogo.
A delegação, composta por oito senadores de diferentes partidos, iniciou suas atividades em Washington nesta segunda-feira, 28. O grupo se reuniu com representantes do setor privado e busca encontros com autoridades do governo americano para tentar reverter a taxação. Eduardo acredita que a comitiva não conseguirá se encontrar com figuras de alto escalão da administração Biden.
Para o deputado, as negociações não devem ser apenas econômicas, mas também políticas. Ele destacou que a crise institucional no Brasil, incluindo questões no Judiciário, é um fator crucial. "Se o Brasil der um primeiro passo para mostrar que está disposto a resolver essa situação, o Trump abre uma mesa de negociação", afirmou.
Eduardo Bolsonaro defende que as tarifas devem ser usadas como uma ferramenta para pressionar o Congresso a conceder anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado, incluindo seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele mencionou que a carta de Trump sobre a taxação criticou o tratamento dado ao ex-presidente, chamando-o de "líder altamente respeitado no mundo".
Os senadores, liderados pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), enfatizaram que o objetivo da missão é distensionar as relações com os EUA. Trad afirmou que a missão busca um ambiente propício para que o governo federal possa negociar tarifas, já que essa prerrogativa não pertence ao Senado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.