29 de jul 2025
João Paulo Cunha retorna à cena política com novos projetos e alianças
João Paulo Cunha e José Dirceu se preparam para candidaturas a deputado federal em 2026, reforçando a estratégia do PT no Congresso.

João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara (Foto: WILTON JUNIOR/Estadão)
Ouvir a notícia:
João Paulo Cunha retorna à cena política com novos projetos e alianças
Ouvir a notícia
João Paulo Cunha retorna à cena política com novos projetos e alianças - João Paulo Cunha retorna à cena política com novos projetos e alianças
O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha, figura emblemática da "velha guarda" do PT, anunciou planos para concorrer a uma vaga de deputado federal nas eleições de 2026. O apelo para seu retorno à política veio diretamente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento em Osasco, onde Lula incentivou Cunha a deixar a advocacia e retomar sua carreira política.
Cunha, que foi envolvido no escândalo do mensalão, se destacou como advogado e manteve articulações políticas ao longo dos anos. Em 2024, ele já havia expressado a necessidade de o governo se preparar para o avanço da centro-direita e sugerido a nomeação do então presidente da Câmara, Arthur Lira, para um ministério, embora a proposta não tenha se concretizado.
Retorno à Política
O ex-presidente da Câmara não é o único nome do PT a se movimentar para as eleições de 2026. José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, também está se preparando para uma candidatura à Câmara. Recentemente, Dirceu assumiu um papel ativo como cabo eleitoral de Edinho Silva, novo presidente do PT, e em uma carta aberta aos militantes, defendeu a unidade do partido e uma "revolução social", com foco em alvos como a Faria Lima e o Banco Central.
A movimentação de figuras como Cunha e Dirceu indica um esforço do PT para fortalecer sua presença no Congresso e enfrentar os desafios políticos que se avizinham. Com a experiência acumulada e as articulações em andamento, ambos buscam revitalizar suas carreiras políticas em um cenário cada vez mais competitivo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.