29 de jul 2025
Militante expulso da Câmara denuncia chantagem e se desliga do MBL
Gabriel Costenaro denuncia ameaças e chantagens após deixar o MBL, enquanto Mamãe Falei defende a organização e nega as acusações.

Gabriel Costenaro diz, em vídeo, que é alvo de chantagem após deixar o MBL (Foto: Reprodução/Instagram)
Ouvir a notícia:
Militante expulso da Câmara denuncia chantagem e se desliga do MBL
Ouvir a notícia
Militante expulso da Câmara denuncia chantagem e se desliga do MBL - Militante expulso da Câmara denuncia chantagem e se desliga do MBL
Gabriel Costenaro, ex-militante do MBL, anunciou sua saída do movimento após ser alvo de críticas e ameaças, especialmente de Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei. Em vídeos divulgados nas redes sociais nesta terça-feira (29), Costenaro revelou que enfrenta chantagens relacionadas a um contrato que assinou, que prevê uma multa de R$ 100 mil por críticas à instituição.
Costenaro, que concorreu a vereador no Rio de Janeiro em 2024 pelo partido Novo, afirmou que as ameaças começaram após sua derrota nas eleições. Ele pediu apoio ao público, alegando que o MBL o está difamando. Em resposta, Mamãe Falei e Renan Santos, presidente do MBL, defenderam a organização e negaram as acusações de Costenaro. Santos afirmou que o ex-militante não foi chamado de traidor e que sua decisão de atacar o MBL é motivada por interesses eleitorais.
Reação do MBL
Durante uma live, Mamãe Falei confirmou que o contrato mencionado por Costenaro é padrão para novos membros, que devem manter a confidencialidade sobre os bastidores do movimento. Ele criticou Costenaro por tentar se alinhar a eleitores bolsonaristas, mencionando que o ex-militante está apenas buscando fortalecer sua imagem política.
Costenaro ganhou notoriedade em abril de 2024 após um incidente com o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que o agrediu durante uma sessão na Câmara dos Deputados. O episódio gerou repercussão e pode resultar na cassação de Braga, aumentando a tensão entre os envolvidos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.