29 de jul 2025
Reino Unido pode reconhecer Estado palestino se Israel não atender condições
Reino Unido condiciona reconhecimento do Estado palestino a ações significativas de Israel e cessar fogo em Gaza.

Foto: PA Media
Ouvir a notícia:
Reino Unido pode reconhecer Estado palestino se Israel não atender condições
Ouvir a notícia
Reino Unido pode reconhecer Estado palestino se Israel não atender condições - Reino Unido pode reconhecer Estado palestino se Israel não atender condições
O Reino Unido anunciou que reconhecerá um Estado palestino em setembro, a menos que Israel tome medidas significativas para resolver a crise em Gaza. O primeiro-ministro Keir Starmer afirmou que a decisão está condicionada a um cessar-fogo e à permissão para que a ONU reinicie o fornecimento de ajuda humanitária.
Durante uma reunião de emergência, Starmer destacou a necessidade de Israel acabar com a "situação catastrófica" em Gaza e se comprometer com um processo de paz que leve à criação de dois Estados. O governo britânico já havia indicado que o reconhecimento deveria ocorrer em um contexto favorável para a paz, mas a pressão interna tem aumentado.
O Secretário de Relações Exteriores, David Lammy, também se manifestou, enfatizando que a decisão visa "afetar a situação no terreno" e pediu um cessar-fogo imediato. Ele ressaltou as "cenas horríveis" em Gaza e a urgência de aliviar o sofrimento da população palestina.
A proposta gerou reações diversas. O partido Liberal Democrata defendeu que o reconhecimento deveria ser imediato, enquanto os Conservadores e o Reform UK argumentaram que o momento não é adequado. Lammy espera que essa iniciativa pressione Israel a adotar uma postura mais conciliatória nas negociações.
A situação em Gaza se deteriorou drasticamente desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, resultando em cerca de 1.200 mortes e 251 reféns. Desde então, mais de 60.000 pessoas morreram em Gaza, segundo o ministério da saúde local. O governo britânico enfrenta críticas sobre sua abordagem ao conflito, enquanto busca um caminho para a paz.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.