Breaking News

29 de jul 2025

Senadores alertam sobre impactos do tarifaço em estados americanos durante reunião

Senadores brasileiros buscam negociar com EUA para reduzir impactos do aumento de tarifas de 50% sobre mercadorias do Brasil.

Senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Ouvir a notícia

Senadores alertam sobre impactos do tarifaço em estados americanos durante reunião - Senadores alertam sobre impactos do tarifaço em estados americanos durante reunião

0:000:00

A comitiva de senadores brasileiros, liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS), está nos Estados Unidos para discutir os impactos do aumento de 50% nas tarifas sobre mercadorias brasileiras, anunciado pelo presidente Donald Trump. As reuniões ocorrem entre os dias 28 e 30 de julho e visam minimizar os prejuízos econômicos para o Brasil.

Nesta terça-feira, os senadores se reuniram com os democratas Martin Heinrich e Edward Markey. Trad destacou que a comitiva apresentou dados sobre os prejuízos que os estados americanos podem sofrer com as tarifas, buscando sensibilizar os parlamentares sobre a questão. O líder da comitiva enfatizou a importância de estabelecer um diálogo com o governo americano, afirmando que a relação entre os dois países precisa ser negociada.

Além de Trad, a comitiva inclui Jaques Wagner (PT-BA), Tereza Cristina (PP-MS) e outros senadores de diferentes partidos. Trad evitou comentar sobre os resultados das reuniões, mas mencionou que a relação está se distensionando. Jaques Wagner comparou a missão a um processo de networking, ressaltando a importância de abrir diálogos com a classe política e empresários.

Os senadores também se reuniram com representantes do Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento e participaram de um café da manhã na residência da embaixadora brasileira nos EUA, Maria Luiza Viotti. A visita ocorre em um contexto de tensão, já que Trump vinculou o aumento das tarifas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou a ida dos senadores aos EUA, mas Trad reafirmou que o foco é buscar soluções para o Brasil, independentemente de diferenças políticas.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela