31 de jul 2025
Promotoria apura aumento de mortes de motociclistas nas gestões Nunes e Tarcísio
Ministério Público investiga aumento de mortes de motociclistas em São Paulo e avalia falhas nas políticas de segurança viária.

Motociclista na rua Voluntários da Pátria, na zona norte de São Paulo (Foto: Zanone Fraissat - 27.ago.24/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Promotoria apura aumento de mortes de motociclistas nas gestões Nunes e Tarcísio
Ouvir a notícia
Promotoria apura aumento de mortes de motociclistas nas gestões Nunes e Tarcísio - Promotoria apura aumento de mortes de motociclistas nas gestões Nunes e Tarcísio
O Ministério Público de São Paulo iniciou uma investigação sobre as gestões do prefeito Ricardo Nunes e do governador Tarcísio de Freitas em relação à segurança viária. A ação foi motivada pelo aumento alarmante das mortes de motociclistas na capital paulista. A Promotoria requisitou dados sobre educação no trânsito, sinalização, fiscalização e estatísticas de acidentes nos últimos dois anos.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), vinculado à gestão de Tarcísio, afirmou que está implementando ações de conscientização e fiscalização para aumentar a segurança viária. Por sua vez, a gestão de Nunes destacou a Faixa Azul, que, segundo a prefeitura, reduziu em 47,2% os óbitos entre motociclistas nas vias onde foi implantada.
Em 2023, as mortes de motociclistas aumentaram 20,6% em comparação ao ano anterior, enquanto as mortes no trânsito em geral cresceram 11,3%. No total, foram registrados 1.033 acidentes fatais no ano passado, o maior número desde 2015. As mortes de motociclistas subiram de 354 em 2015 para 485 em 2024, representando 47% das fatalidades no trânsito da cidade.
Contexto da Segurança Viária
Desde 2018, pilotar motocicletas se tornou a forma mais letal de locomoção em São Paulo, superando as mortes de pedestres. As principais vítimas são jovens de até 30 anos, que frequentemente se envolvem em colisões com outros veículos. O índice de probabilidade de um acidente fatal atingiu 8,4 mortes para cada 100 mil motos em circulação, um aumento em relação aos 6,8 registrados em 2016.
A investigação do Ministério Público visa entender as falhas nas políticas de segurança viária e buscar soluções para reverter essa tendência preocupante. A pressão sobre as gestões de Nunes e Tarcísio aumenta à medida que os dados revelam um cenário alarmante para os motociclistas na cidade.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.