Haddad apresenta plano contra tarifaço a Lula nesta quarta-feira
Ministro da Fazenda apresenta plano de contingência ao presidente Lula para mitigar impactos da tarifa de 50% dos EUA sobre exportações brasileiras

Ministro da Fazenda Fernando Haddad. (Foto: Washington Costa/MF)
Ouvir a notícia:
Haddad apresenta plano contra tarifaço a Lula nesta quarta-feira
Ouvir a notícia
Haddad apresenta plano contra tarifaço a Lula nesta quarta-feira - Haddad apresenta plano contra tarifaço a Lula nesta quarta-feira
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o plano de contingência para enfrentar a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras será enviado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, 6 de agosto. A decisão sobre o anúncio do plano caberá ao presidente. Haddad informou que o pacote de medidas poderá ser editado como uma medida provisória.
Durante uma coletiva na sede do ministério, o ministro detalhou que um relatório do MDIC será enviado, apresentando informações sobre as empresas afetadas. No entanto, ele destacou que a decisão não depende desse documento, pois o ato é mais genérico. A regulamentação e a aplicação da lei exigirão uma análise mais específica, empresa por empresa.
Reunião com o Tesouro dos EUA
Haddad também revelou que terá uma reunião remota no dia 13 de agosto com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, uma semana após a implementação da sobretaxa. O ministro afirmou que o encontro virtual poderá abrir portas para negociações presenciais, dependendo da qualidade da conversa. Ele enfatizou que a reunião será focada exclusivamente em questões econômicas, sem relação com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, mencionado por Donald Trump como uma das justificativas para a tarifa.
O ministro concluiu que a questão política deve ser tratada separadamente, ressaltando a independência do Poder Judiciário. A expectativa é que as discussões ajudem a mitigar os impactos da tarifa sobre as exportações brasileiras e promovam um entendimento entre os dois países.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.