29 de jan 2025
Rio de Janeiro emite 'alerta extremo' pela primeira vez devido a chuvas intensas
A Defesa Civil do Rio de Janeiro emitiu o primeiro "alerta extremo" nesta quarta feira. Nova Iguaçu atingiu o alerta máximo, o quinto nível de gravidade do sistema. O sistema Defesa Civil Alerta cobre 11 cidades, incluindo Petrópolis e Angra dos Reis. Alertas são enviados via tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro. Testes em Petrópolis começam no próximo sábado, com duração de 30 dias.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Rio de Janeiro emite 'alerta extremo' pela primeira vez devido a chuvas intensas
Ouvir a notícia
Rio de Janeiro emite 'alerta extremo' pela primeira vez devido a chuvas intensas - Rio de Janeiro emite 'alerta extremo' pela primeira vez devido a chuvas intensas
A Defesa Civil do Rio de Janeiro emitiu, nesta quarta-feira, o "alerta extremo" para pancadas de chuva, um aviso que foi enviado por meio de celulares, chamando a atenção dos cariocas no início da noite. O alerta indicou que a cidade entrou no estágio 2 às 16h, em razão dos impactos causados pela chuva, que já afetava a Região Metropolitana desde a tarde. Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, alcançou o alerta máximo, o quinto nível de gravidade em um total de seis.
O sistema de alertas contra desastres, denominado Defesa Civil Alerta, foi lançado pelo governo federal no ano passado e, nesta fase inicial, abrange 11 cidades brasileiras. No estado do Rio, Petrópolis e Angra dos Reis foram as primeiras a receber a nova plataforma, que é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com a execução das operadoras de telefonia móvel como Algar, Claro, Tim e Vivo.
Os alertas não exigem cadastramento prévio e serão enviados a celulares compatíveis na área afetada, utilizando a tecnologia cell broadcast, que permite a exibição de mensagens em pop-ups. O período de testes começará no próximo sábado e terá duração de 30 dias. A Prefeitura de Petrópolis anunciou que os testes iniciarão às 15h40.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.