Breaking News

11 de fev 2025

Raios afetam 135 mil consumidores em Niterói, apesar da queda nas descargas elétricas em 2024

Em 2024, Niterói teve 957 descargas atmosféricas, uma queda de 38% em relação a 2023. Apesar da redução de raios, clientes afetados pela falta de energia aumentaram 15%. O total de clientes impactados subiu de 117.255 para 135.067 em um ano. Raios atingiram equipamentos que atendem mais pessoas, causando mais interrupções. A incidência de raios é maior no verão e na primavera, devido ao clima.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Raios afetam 135 mil consumidores em Niterói, apesar da queda nas descargas elétricas em 2024 - Raios afetam 135 mil consumidores em Niterói, apesar da queda nas descargas elétricas em 2024

0:000:00

A incidência de raios que causam interrupções na distribuição elétrica em Niterói apresentou uma queda de 38% em 2024 em comparação a 2023, conforme dados da concessionária Enel. Em 2023, foram registradas 1.541 descargas atmosféricas, enquanto em 2024 o total foi de 957. Apesar dessa redução, o número de clientes afetados pela suspensão no fornecimento de energia aumentou 15%, passando de 117.255 em 2023 para 135.067 em 2024.

José Luis Salas, diretor de operações da Enel, explicou que, embora o total de raios tenha diminuído, em 2024 as descargas atingiram equipamentos que atendem a um número maior de clientes, o que justifica o aumento nas interrupções. Os raios podem provocar sobretensões na rede elétrica, danificando transformadores, disjuntores e medidores, além de causar curtos-circuitos e desligamentos de linhas de transmissão.

A queda de árvores atingidas por raios também afeta a infraestrutura elétrica, prolongando o tempo necessário para o restabelecimento do serviço. A Enel destacou que a incidência de raios em Niterói é mais frequente durante o verão, especialmente em janeiro e fevereiro, devido ao aumento da temperatura e umidade, que favorecem a formação de tempestades.

Além disso, a primavera também apresenta alta atividade elétrica atmosférica, principalmente no final da estação, quando as condições climáticas se assemelham às do verão. A concessionária continua monitorando a situação e implementando medidas para minimizar os impactos das descargas elétricas na rede.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela