14 de fev 2025
Anatel investiga envio de alertas falsos de terremoto em dispositivos Android
A Anatel abriu um processo administrativo para investigar alertas falsos de terremoto. Alertas confusos atingiram moradores de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A Defesa Civil não emitiu os alertas, que não vieram de prestadoras de telecomunicações. Google desativou sistema de alertas de terremotos no Android e pediu desculpas. A Anatel busca entender a origem dos alertas para evitar novos incidentes.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Anatel investiga envio de alertas falsos de terremoto em dispositivos Android
Ouvir a notícia
Anatel investiga envio de alertas falsos de terremoto em dispositivos Android - Anatel investiga envio de alertas falsos de terremoto em dispositivos Android
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, nesta sexta-feira, 14, a abertura de um processo administrativo para investigar o envio de alertas falsos de terremoto em várias regiões dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Na madrugada de hoje, moradores receberam notificações sobre um suposto tremor no mar, a 55 quilômetros de Ubatuba, litoral paulista, que não foram emitidas pela Defesa Civil.
A Defesa Civil esclareceu que não disparou nenhum alerta e que não há registros de notificações das defesas civis municipais. A Anatel, em nota, afirmou que o objetivo do processo é entender os mecanismos de geração e disseminação desses alertas via redes de telecomunicações, dado o impacto causado na população.
Segundo a Anatel, as notificações não foram originadas das prestadoras de telecomunicações ou do Sistema Nacional de Defesa Civil. O órgão regulador destacou que, caso sejam encontradas irregularidades, tomará as medidas necessárias contra a empresa responsável, visando evitar novos episódios e manter a credibilidade do Defesa Civil Alerta.
Em resposta ao alarme falso, o Google desativou o sistema de alerta de terremotos do Android no Brasil. A empresa se desculpou com os usuários e afirmou que está investigando o incidente para evitar recorrências.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.