14 de mar 2025
Irmãos Z-40 e Z-42 se declaram inocentes de narcotráfico em tribunal dos Estados Unidos
Os irmãos Miguel Ángel e Óscar Omar Treviño Morales foram extraditados em fevereiro. Eles se declararam não culpáveis em audiência em Washington, enfrentando graves acusações. A promotoria busca prisão perpétua devido ao envolvimento em tráfico de cocaína. Os Treviño Morales controlavam o cartel de dentro da prisão, segundo o Departamento de Justiça. A nova audiência está marcada para 13 de junho, enquanto permanecem detidos.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Irmãos Z-40 e Z-42 se declaram inocentes de narcotráfico em tribunal dos Estados Unidos
Ouvir a notícia
Irmãos Z-40 e Z-42 se declaram inocentes de narcotráfico em tribunal dos Estados Unidos - Irmãos Z-40 e Z-42 se declaram inocentes de narcotráfico em tribunal dos Estados Unidos
Os irmãos Miguel Ángel e Óscar Omar Treviño Morales, conhecidos como Z-40 e Z-42, respectivamente, se declararam não culpados das acusações de crime organizado apresentadas pelos Estados Unidos. A audiência ocorreu na Corte de Distrito de Washington nesta sexta-feira. A Fiscalia dos EUA acusa os irmãos de tráfico de drogas, especialmente cocaína, além de lavagem de dinheiro e posse de armas ilegais. Com a declaração de não culpabilidade, eles irão a julgamento, onde tentarão provar sua inocência.
As autoridades americanas buscam uma sentença de prisão perpétua para os capos, que foram extraditados do México em fevereiro, parte de uma operação que resultou na entrega de 29 líderes criminosos. As acusações contra os Treviño Morales estão pendentes há anos. Em uma nova acusação divulgada no ano passado, o Departamento de Justiça dos EUA afirmou que os irmãos continuavam a controlar o cartel mesmo na prisão, colocando familiares para gerenciar as operações.
De acordo com as investigações, entre 2003 e 2024, os irmãos foram responsáveis pelo tráfico de 45 toneladas de cocaína em países como México, Guatemala, Venezuela, Colômbia e Estados Unidos, gerando lucros de 10 milhões de dólares anualmente. Somente para os EUA, foram enviadas pelo menos 14 toneladas da droga. O cartel dos Zetas, sob a liderança dos Treviño Morales, é conhecido por sua brutalidade, sendo responsável por massacres e uma escalada de violência no país.
Além do tráfico de cocaína, os irmãos também são acusados de tráfico de maconha e de posse de armamentos, incluindo rifles de assalto. O Z-40 foi preso em 2013, e seu irmão assumiu o comando do cartel até ser capturado em 2015. Desde então, os Estados Unidos tentam a extradição dos irmãos, que conseguiram adiar seus processos legais por cerca de uma década, alegando confusão de identidade. Uma nova audiência está marcada para 13 de junho nos EUA, onde permanecerão detidos em uma prisão de Washington.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.