16 de mar 2025
Outono no Rio terá temperaturas elevadas e chuvas acima da média histórica
O outono de 2025 no Rio de Janeiro terá temperaturas de 0,5°C a 1°C acima da média. Chuvas intensas são esperadas, com volumes de 300 a 400 mm, principalmente em abril. O número de crianças perdidas nas praias aumentou 360%, totalizando 2.353 casos. Aumento de turistas e moradores nas praias pode ter contribuído para as ocorrências. Ações preventivas dos bombeiros cresceram, com mais de 867 mil orientações realizadas.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Outono no Rio terá temperaturas elevadas e chuvas acima da média histórica
Ouvir a notícia
Outono no Rio terá temperaturas elevadas e chuvas acima da média histórica - Outono no Rio terá temperaturas elevadas e chuvas acima da média histórica
O outono de 2025 no Rio de Janeiro deve ser caracterizado por temperaturas acima da média histórica e um aumento no volume de chuvas. A meteorologista Heloísa Pereira Nóbrega aponta que essa previsão é influenciada pelo aquecimento anômalo do Oceano Atlântico Sul, dificultando a permanência de massas de ar frio na região Sudeste. As temperaturas devem ficar entre 0,5°C e 1°C acima da média climatológica, enquanto em Minas Gerais, o desvio pode variar entre 1°C e 2°C. Apesar da expectativa de calor, Heloísa ressalta que as massas de ar frio ainda poderão atuar, mas com menor frequência.
Além do aumento das temperaturas, o aquecimento do Atlântico Sul pode gerar chuvas acima da média durante os meses de abril, maio e junho, com volumes acumulados que podem ultrapassar 300 a 400 milímetros em algumas regiões. As chuvas mais intensas são esperadas para abril, com uma redução gradual nos meses seguintes. A meteorologista também alerta para a possibilidade de episódios pontuais de frio, embora o padrão climático indique dias predominantemente amenos e chuvosos.
O último fim de semana de verão no Rio foi marcado por pancadas de chuva e temperaturas mais amenas, com máximas em torno de 30ºC. O verão, que teve temperaturas acima da média, também foi notável pelas águas cristalinas das praias, comparadas ao Caribe. A Praia da Barra da Tijuca e a Praia de Itacoatiara, em Niterói, se destacaram pela transparência e coloração do mar, com temperaturas médias em torno de 25ºC.
Por outro lado, o fim do verão trouxe um dado alarmante: o número de crianças perdidas nas praias aumentou 360% em comparação ao ano anterior, totalizando 2.353 casos entre dezembro de 2024 e março de 2025. As autoridades estão preocupadas e intensificaram as ações de prevenção, como a distribuição de pulseiras de identificação. O secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Tarciso Salles, enfatizou a importância da vigilância dos responsáveis, alertando que um descuido pode resultar em tragédias.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.