14 de mai 2025
Polícia desmantela organização criminosa que movimentou 18,7 milhões de euros na Espanha
Organização criminosa movimentou 18,7 milhões de euros em dois anos; 17 "banqueros clandestinos" foram detidos na operação da Polícia Nacional.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Polícia desmantela organização criminosa que movimentou 18,7 milhões de euros na Espanha
Ouvir a notícia
Polícia desmantela organização criminosa que movimentou 18,7 milhões de euros na Espanha - Polícia desmantela organização criminosa que movimentou 18,7 milhões de euros na Espanha
A Polícia Nacional da Espanha deteve dezessete "banqueros clandestinos" em uma operação contra uma organização criminosa que movimentou 18,7 milhões de euros em dois anos. As prisões ocorreram no dia 14 de janeiro e incluem dois líderes de alto valor da rede, que opera a partir da Bélgica.
A investigação, que é uma continuação de ações anteriores contra imigração irregular e tráfico de seres humanos, revelou que a organização utilizava o sistema de hawala para transferências financeiras. Este método informal, baseado na confiança, é cada vez mais adotado por grupos criminosos para evitar roubos e facilitar o blanqueio de capitais.
Entre os detidos, quinze foram enviados para a prisão sob a acusação de pertencer a uma organização criminosa e de blanqueio de capitais. A operação envolveu duzentos e cinquenta agentes e foi coordenada em tempo real pelos investigadores. Dois dos três alvos de alto risco identificados foram capturados, enquanto o líder da organização, de nacionalidade jordano-palestina, aguarda extradição da Bélgica.
A investigação, denominada Karasu, também desarticulou uma rede que trazia imigrantes de forma irregular da Argélia para Almería. Cada imigrante gerava entre 10 mil e 12 mil euros de lucro para os criminosos, que teriam trazido entre oitocentas e mil pessoas, resultando em ganhos estimados em dez milhões de euros.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.