Breaking News

25 de mai 2025

Marinha da Colômbia captura narcossubmarino com três toneladas de cocaína

Marinha da Colômbia apreende 6,2 toneladas de cocaína em operações recentes, causando prejuízo de US$ 300 milhões ao narcotráfico.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Marinha da Colômbia captura narcossubmarino com três toneladas de cocaína - Marinha da Colômbia captura narcossubmarino com três toneladas de cocaína

0:000:00

A Marinha da Colômbia anunciou a apreensão de três toneladas de cocaína em um narcossubmarino, a 148 quilômetros de Tumaco. A operação, realizada no último sábado, resultou na captura de três homens equatorianos, que estavam a bordo da embarcação, que naufragou logo após a abordagem. A ação contou com o apoio de uma aeronave da Força Aeroespacial da Colômbia.

Em uma segunda operação, o Batalhão Fluvial de Infantaria da Marinha localizou 125 fardos em dois esconderijos, totalizando 3,2 toneladas de cocaína. Juntas, as apreensões causaram um prejuízo estimado em US$ 300 milhões para organizações criminosas que atuam na região. Desde 1993, a Marinha já confiscou 270 narcossubmarinos, evidenciando a crescente utilização dessas embarcações no tráfico de drogas.

Crescente uso de narcossubmarinos

Nos últimos três anos, o uso de narcossubmarinos tem se intensificado, especialmente para o transporte de cocaína para a Europa. Durante uma conferência em Cartagena, especialistas discutiram a necessidade de fortalecer a cooperação internacional no combate ao narcotráfico. As embarcações, muitas vezes fabricadas na Colômbia, apresentam um design que dificulta sua detecção, com algumas sendo capazes de navegar totalmente submersas.

O maior narcossubmarino apreendido na Colômbia foi interceptado em maio de 2023, medindo 30 metros de comprimento e transportando cerca de três toneladas de drogas. A legislação colombiana impõe penas severas para a construção e uso dessas embarcações, com penas que podem chegar a 14 anos de prisão. Apesar dos esforços, a Colômbia continua a registrar recordes na produção de cocaína, desafiando as iniciativas de combate ao narcotráfico.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela