26 de jun 2025
Ação conjunta derruba mansões de luxo na Rocinha usadas por traficantes do Ceará
Operação desmantela estruturas do tráfico na Rocinha e revela passagem secreta em prédios irregulares do Comando Vermelho.
A piscina de uma das construções que são demolidas (Foto: Seop/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Ação conjunta derruba mansões de luxo na Rocinha usadas por traficantes do Ceará
Ouvir a notícia
Ação conjunta derruba mansões de luxo na Rocinha usadas por traficantes do Ceará - Ação conjunta derruba mansões de luxo na Rocinha usadas por traficantes do Ceará
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), em parceria com o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope), iniciou, nesta quinta-feira (26), a demolição de três prédios irregulares na Rocinha, Zona Sul do Rio. Essas construções, ligadas ao Comando Vermelho, apresentavam risco de desabamento e eram utilizadas como esconderijo por traficantes.
Localizados na área conhecida como Dionéia, os prédios variavam de dois a sete andares e ocupavam uma área de aproximadamente 2 mil m². Avaliados em R$ 6 milhões, os imóveis possuíam acabamentos luxuosos, como piscina e área gourmet. A demolição foi necessária após engenheiros da Prefeitura identificarem o risco de colapso, agravado pelo desmatamento de uma encosta próxima.
Ação Integrada
A operação é parte de um esforço mais amplo que começou em 31 de maio, quando cerca de 400 bandidos armados fugiram pela mata durante uma ação conjunta entre os Ministérios Públicos do Rio e do Ceará, além da Polícia Militar. Naquela ocasião, foram cumpridas ordens judiciais de prisão e busca e apreensão contra líderes do tráfico cearense que se escondiam no Rio de Janeiro.
Imagens capturadas por drones mostraram o poderio bélico dos criminosos, que podem ter recebido treinamento de traficantes da Rocinha. Promotores do Gaeco do Ceará afirmam que esses bandidos conhecem os caminhos na mata, permitindo acesso a áreas nobres da Zona Sul, como Gávea e Jardim Botânico.
Desdobramentos
Durante a operação, a polícia encontrou uma passagem secreta em uma das paredes dos prédios, que levava a uma escada que dava acesso à mata. Além disso, foram localizadas geladeiras cheias de cerveja em um dos imóveis. A ação destaca a crescente preocupação com a presença de facções de outros estados no Rio de Janeiro, evidenciando a necessidade de uma resposta integrada das forças de segurança. A demolição dos prédios irregulares é um passo importante para desmantelar as estruturas que sustentam o tráfico de drogas na região.




Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.