28 de jul 2025
Ventos fortes provocam transtornos em Guarulhos, Santos e litoral norte paulista
Defesa Civil alerta para ventos de até 75 km/h em São Paulo; população deve tomar precauções para evitar acidentes e danos.

Litoral deve ter ressaca e ondas de até 3 metros de altura (Foto: Márcio Fernandes/Estadão)
Ouvir a notícia:
Ventos fortes provocam transtornos em Guarulhos, Santos e litoral norte paulista
Ouvir a notícia
Ventos fortes provocam transtornos em Guarulhos, Santos e litoral norte paulista - Ventos fortes provocam transtornos em Guarulhos, Santos e litoral norte paulista
Ventos fortes e chuvas isoladas atingem o Estado de São Paulo, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A situação é resultado da passagem de uma frente fria, que já provoca impactos significativos em diversas regiões.
Na última atualização, ventos de até 75 km/h foram registrados na Baixada Santista, enquanto Itapeva, a cerca de 300 quilômetros da capital, teve a maior velocidade, com rajadas de 75 km/h. No Aeroporto de Guarulhos, os ventos chegaram a 64 km/h, e em Bragança Paulista, a 70 km/h. Além disso, a Defesa Civil emitiu alertas para riscos de quedas de árvores e danos estruturais.
Alertas e Recomendações
A Defesa Civil Estadual está em alerta para ventos intensos em várias localidades, incluindo Grande São Paulo, Itapeva, Sorocaba e Campinas. A capital paulista amanheceu com céu encoberto e chuvas fracas em alguns pontos. A previsão indica que a frente fria se afastará nesta terça-feira, 29, dando espaço a uma massa de ar polar, que deve provocar uma queda acentuada nas temperaturas.
As autoridades recomendam que a população tome precauções, como evitar abrigar-se sob estruturas metálicas frágeis e reforçar o fechamento de janelas. É aconselhável também remover objetos soltos de áreas externas e manter distância de árvores e fiações elétricas. Condutores de embarcações e turistas nas praias devem ter atenção redobrada devido à ressaca e ondas que podem atingir 3 metros de altura.
Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil pelo 199.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.