29 de jul 2025
Incêndios forçam evacuação de aldeias e fechamento de estradas em Portugal
Incêndios florestais em Portugal provocam evacuação de aldeias e fechamento da autoestrada A1, com mais de 175 ocorrências registradas.

Bombeiro monitora um incêndio florestal em Pombal, Portugal (Foto: Carlos Costa/AFP)
Ouvir a notícia:
Incêndios forçam evacuação de aldeias e fechamento de estradas em Portugal
Ouvir a notícia
Incêndios forçam evacuação de aldeias e fechamento de estradas em Portugal - Incêndios forçam evacuação de aldeias e fechamento de estradas em Portugal
Os incêndios florestais em Portugal, que ocorrem nesta semana, resultaram no fechamento da autoestrada A1 e na evacuação de várias aldeias. Desde segunda-feira, foram registradas mais de 175 ocorrências, com foco nas regiões Centro e Norte do país. A situação é crítica, com quatro focos ativos em Arouca.
Na região de Leiria, a circulação na A1 foi interrompida devido à proximidade das chamas. Três aldeias foram evacuadas como medida de precaução, incluindo uma localizada perto de Portalegre, no Alentejo. Em Castelo de Paiva, o prefeito anunciou a evacuação de Seixo e Vilar de Eirigo, onde as chamas atingiram parcialmente uma fábrica, mas as residências foram preservadas. A decisão de evacuação foi tomada para proteger pessoas e bens.
Situação Atual
As chamas em Arouca são consideradas as mais alarmantes, com três mil homens mobilizados para o combate, além de 72 aeronaves disponíveis, conforme informou o ministério da Administração Interna. As críticas sobre a falta de recursos aéreos adequados para o combate aos incêndios aumentam, especialmente em áreas de difícil acesso. O calor intenso e os ventos fortes contribuem para a rápida propagação das chamas.
Desde 2017, Portugal enfrenta uma série de incêndios florestais devastadores, sendo o mais trágico o de Pedrógão Grande, que resultou em 66 mortes. A atual situação reforça a necessidade de medidas eficazes para prevenir e combater incêndios, especialmente em um país que já sofreu tanto com essa calamidade. Até o momento, não há relatos de vítimas, mas as autoridades permanecem em alerta máximo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.