CiênciaInternacional

08 de ago 2025

Pompeia é reabitada após erupção, revelam descobertas arqueológicas

Sobreviventes reocuparam Pompeia após a erupção do Vesúvio, criando moradias precárias entre os escombros até o século V

Além dos corpos petrificados de vítimas da erupção, novas escavações revelam que sobreviventes voltaram a viver entre as ruínas de Pompeia por séculos após a tragédia. (Foto: AFP/VEJA)

Além dos corpos petrificados de vítimas da erupção, novas escavações revelam que sobreviventes voltaram a viver entre as ruínas de Pompeia por séculos após a tragédia. (Foto: AFP/VEJA)

Ouvir a notícia

Pompeia é reabitada após erupção, revelam descobertas arqueológicas - Pompeia é reabitada após erupção, revelam descobertas arqueológicas

0:000:00

Novas descobertas arqueológicas revelam que Pompeia, a cidade romana devastada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C., foi reocupada por sobreviventes nos anos seguintes à tragédia. Estima-se que entre 15% e 20% da população tenha morrido, enquanto muitos fugiram, mas parte decidiu retornar às ruínas em busca de recomeço.

Esses sobreviventes, que enfrentaram condições precárias, improvisaram moradias entre os escombros. As escavações mostram que as casas foram parcialmente reutilizadas, com andares superiores servindo como residências e os inferiores transformados em porões com fornos e moinhos. A nova ocupação, sem infraestrutura pública, foi descrita como um acampamento precário, muito diferente da cidade estruturada que existia antes da erupção.

Por muito tempo, esse período de reocupação foi negligenciado nas escavações, que se concentraram em afrescos e objetos luxuosos. Agora, os arqueólogos estão começando a documentar esses vestígios, que indicam uma vida adaptativa entre os escombros. A ocupação de Pompeia durou até o século V, quando uma nova erupção, conhecida como erupção de Pollena, forçou o abandono definitivo da área.

Atualmente, Pompeia é um dos sítios arqueológicos mais visitados do mundo, recebendo mais de 4 milhões de visitantes anualmente. Apenas dois terços da cidade foram escavados, enquanto o restante permanece enterrado sob a cinza. Reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, Pompeia continua a revelar novas camadas da vida romana, atraindo a atenção de pesquisadores e turistas.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela