Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Relembre as mortes mais impactantes de 2025

Entre elas estão Papa Francisco, ativista americano e grandes nomes que moldaram o MPB

Pedro Menezes
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel

2025 foi um ano com diversas conquistas, mas também turbulências para o Brasil e para o mundo. Entre essas turbulências estão as mortes, e neste ano várias figuras influentes da música, do cinema e da política, tanto nacionais quanto internacionais, nos deixaram. Confira a seguir as mortes que mais repercutiram ao longo do ano 1. […]

2025 foi um ano com diversas conquistas, mas também turbulências para o Brasil e para o mundo. Entre essas turbulências estão as mortes, e neste ano várias figuras influentes da música, do cinema e da política, tanto nacionais quanto internacionais, nos deixaram. Confira a seguir as mortes que mais repercutiram ao longo do ano

1. Papa Francisco

O Papa Francisco morreu em 21 de abril, aos 88 anos, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de insuficiência cardíaca irreversível. Ele foi uma figura de grande importância no campo religioso, político e nas relações exteriores. Francisco foi papa durante 12 anos, nomeado em 2013 após Bento XVI. Em 8 de maio, o novo papa foi escolhido, assumindo o título de Papa Leão XIV.

2. Charlie Kirk

A morte de um ativista norte-americano que repercutiu além dos Estados Unidos e alcançou o mundo inteiro foi a de Charlie Kirk, conservador, cofundador da organização Turning Point e amigo do presidente dos EUA, Donald Trump. Kirk morreu em 10 de setembro, aos 31 anos, após ser baleado no pescoço durante um discurso na Universidade do Vale de Utah. O suspeito do assassinato já foi identificado: Tyler Robinson, de 22 anos, que compareceu pessoalmente ao tribunal pela primeira vez em 11 de dezembro.

3. Giorgio Armani

O criador da grife Armani, Giorgio Armani, faleceu em 4 de setembro de 2025, aos 91 anos, em sua casa em Milão; a causa oficial da morte não foi divulgada. Giorgio foi um estilista e empresário italiano, referência no mundo da moda, e revolucionou o vestuário contemporâneo com silhuetas mais leves, elegância minimalista e um estilo que se tornou marca do prêt-à-porter e do tapete vermelho. Ele vestiu celebridades e líderes globais e expandiu sua marca além das roupas, investindo em perfumes, acessórios, decoração e hotéis.

4. Ozzy Osbourne

Um dos principais nomes da cena do heavy metal, Ozzy Osbourne, faleceu em 22 de julho, aos 76 anos, em decorrência de um infarto agudo do miocárdio e parada cardíaca fora do hospital, com doença arterial coronariana e Parkinson com disfunção autonômica listados como fatores contribuintes. Vocalista original do Black Sabbath e dono de hits como Crazy Train e Mr. Crowley, o “Príncipe das Trevas” fez seu último show da carreira em Birmingham pouco antes de morrer.

5. David Lynch

O cineasta, roteirista e artista visual americano que se tornou um dos grandes nomes do ramo, David Lynch, morreu em 16 de janeiro, aos 78 anos, sem ter a causa da morte oficialmente divulgada, embora tivesse lutado contra um enfisema pulmonar decorrente de anos de tabagismo. Lynch foi conhecido por um estilo surreal e enigmático que influenciou o cinema e a TV com obras como Twin Peaks, Blue Velvet, The Elephant Man e Mulholland Drive.

6. Ace Frehley

Outro grande nome da música, Ace Frehley, guitarrista da banda Kiss, faleceu em 16 de outubro, aos 74 anos, em decorrência de uma queda em seu estúdio que causou traumatismo craniano com hemorragia cerebral e outras lesões graves. Além de sua habilidade com a guitarra, seu legado também foi marcado pela teatralidade, pela maquiagem icônica que se tornou marca registrada da banda e por hits como Rock and Roll All Nite, ajudando a moldar o som e a imagem do Kiss nos anos 1970.

7. Arlindo Cruz

O primeiro nome brasileiro da lista é Arlindo Cruz, que morreu em 8 de agosto, aos 66 anos, enquanto enfrentava sequelas graves de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em 2017 e que o deixaram internado. Cantor, compositor e multi-instrumentista, Arlindo foi um dos nomes mais influentes do samba e do pagode desde os anos 1980, com mais de 700 músicas gravadas e participação no grupo Fundo de Quintal.

8. Preta Gil

A filha de Gilberto Gil faleceu em 20 de julho, aos 50 anos, enquanto recebia tratamento médico contra um câncer colorretal diagnosticado em 2023 que se espalhou para outras áreas do corpo e agravou seu quadro. Cantora, atriz, apresentadora e empresária, Preta Gil foi um nome importante da cultura pop brasileira tanto pelos trabalhos que realizou quanto pelas pautas sociais pelas quais batalhava, entre elas o feminismo e o combate ao racismo.

9. Lô Borges

Grande nome da Música Popular Brasileira e integrante do movimento Clube da Esquina ao lado de Milton Nascimento, Lô Borges faleceu em 2 de novembro, aos 73 anos, por conta de falência múltipla de órgãos decorrente de uma intoxicação medicamentosa durante a internação que mantinha desde outubro. O Clube da Esquina, do qual fez parte ao lado de outros músicos de Minas Gerais, mesclou rock, jazz e música brasileira em um som considerado revolucionário nos anos 1970.

10. Angela Ro Ro

Outro ícone da música popular brasileira, Angela Ro Ro faleceu em 8 de setembro, aos 75 anos, devido a complicações de uma infecção pulmonar grave e infecções hospitalares, pois estava internada desde julho. Ela ficou conhecida pela voz rouca e pelo repertório musical que misturava blues, samba-canção, bolero e outros gêneros, além de ser uma das primeiras artistas brasileiras a assumir publicamente sua homossexualidade.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais