Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Termômetro no carro deixa de ser luxo com invenção no espelho retrovisor

Termômetro analógico sob o espelho retrovisor foi invenção dos anos setenta, símbolo de luxo nos carros norte-americanos, antecessor de recursos modernos

Imagem | The Autopian (eBay)
0:00
Carregando...
0:00
  • Surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, em carros de luxo.
  • Cadillac e Lincoln chegaram a incluir termômetros analógicos sob o espelho retrovisor externo.
  • O item não tinha telas nem componentes eletrônicos, sendo um acessório de luxo da época.
  • O funcionamento era mecânico: utilizava uma mola helicoidal com dois metais de coeficiente de expansão térmica diferentes.
  • Uma extremidade ficava na carcaça interna do espelho e a outra em um tambor externo; a variação de temperatura movia o mostrador.

Houve uma época em que ter um termômetro no carro era um luxo. Marcas de prestígio dos EUA, como Cadillac e Lincoln, incluíam esse recurso sob o espelho retrovisor externo. Não havia telas nem componentes eletrônicos; era um acessório de alto padrão.

Na década de 1970, empresários e entusiastas da era analógica passaram a ver o termômetro sob o espelho como símbolo de luxo. Era comum encontrar recursos considerados extravagantes em carros de grande porte da época, além de relógios embutidos e outros diferenciais.

O termômetro analógico no espelho externo foi criado para oferecer aos motoristas a temperatura externa sem depender do painel. Seu funcionamento aproveitava o espaço do retrovisor e a estética de elegância típica dos carros de luxo da época.

Como funcionava

O mecanismo usava uma mola helicoidal formada por metais com coeficientes de expansão diferentes. Uma extremidade fixa na carcaça do espelho, a outra no tambor externo, movia-se com as mudanças de temperatura. Essa variação movia o ponteiro para indicar a temperatura.

A construção era simples e engenhosa: com o calor ou frio, a mola expandia ou contraía, puxando o indicador. O resultado era uma leitura direta, sem eletrônicos, integrada ao design do veículo.

Contexto histórico e evolução

Com o tempo, recursos básicos ganharam espaço nos painéis e telas centrais. Hoje, a temperatura externa pode ser visualizada sem depender de acessórios externos, mas o conceito de medir o ambiente externo permanece. As montadoras continuam a incorporar leituras ambientais nos instrumentos.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais