13 de ago 2025
Espanhóis reduzem desperdício de alimentos devido à alta dos preços e consciência social
Espanhóis descartaram 1.125 milhões de quilos de alimentos em 2024, evidenciando a necessidade de mudanças nos hábitos de consumo e armazenamento

Uma mulher coloca uma bolsa de lixo em um contêiner em Segovia no dia 9 de julho. (Foto: EDP)
Ouvir a notícia:
Espanhóis reduzem desperdício de alimentos devido à alta dos preços e consciência social
Ouvir a notícia
Espanhóis reduzem desperdício de alimentos devido à alta dos preços e consciência social - Espanhóis reduzem desperdício de alimentos devido à alta dos preços e consciência social
Os espanhóis desperdiçaram 1.125 milhões de quilos de alimentos em 2024, uma redução de 21% em relação a 2020. O dado foi revelado em um relatório do Ministério da Agricultura, que atribui essa diminuição a fatores como o aumento dos preços, a prática do teletrabalho e uma maior consciência social sobre o desperdício.
O estudo, baseado em entrevistas com 4.000 famílias, mostra que, em média, cada espanhol descartou 23,6 quilos de alimentos no último ano, um número 27% menor do que há quatro anos. O relatório indica que 77,6% do desperdício ocorreu com alimentos não utilizados, enquanto 22,4% foram sobras de refeições.
Principais Alimentos Desperdiçados
Os alimentos mais descartados foram frutas (32,4%), verduras e hortaliças (13,8%) e lácteos (6,9%). Apesar da redução geral, houve um aumento no desperdício de frutas, leite e pasta. O diretor da cátedra de Banco de Alimentos da Universidade Politécnica de Madrid, Ignacio de los Ríos, estima que cada pessoa perde entre 150 e 400 euros anualmente ao jogar comida fora.
O relatório também destaca que a inflação tem levado os cidadãos a serem mais cuidadosos com a quantidade de alimentos que compram e preparam. A prática de levar comida para o trabalho tem contribuído para um melhor planejamento das porções. No entanto, ainda persistem hábitos prejudiciais, como a compra excessiva e o descarte de produtos que passaram da data de consumo preferencial.
Conclusões do Relatório
O estudo conclui que 3,7% dos alimentos e bebidas adquiridos pelos espanhóis foram desperdiçados em 2024. Embora a conscientização tenha aumentado, a necessidade de mudanças nos hábitos de consumo e armazenamento ainda é evidente. A luta contra o desperdício alimentar continua sendo um desafio significativo na Espanha, refletindo a necessidade de uma abordagem mais sustentável em toda a cadeia alimentar.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.