Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Governo brasileiro descobre três novas substâncias psicoativas em circulação

Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas identifica novas substâncias e reforça controle de substâncias ilícitas no Brasil

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Governo brasileiro identifica três novas drogas em circulação no país (Foto: Reprodução)
0:00
Carregando...
0:00
  • O Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR) anunciou a identificação de três novas substâncias no Brasil.
  • Duas dessas substâncias foram encontradas em um produto chamado Magic Mushroom Gummies, da marca TRE Hoouse.
  • A terceira substância é o N-pirrolidino protonitazeno, um opioide sintético da classe dos Nitazenos.
  • A identificação ocorreu com o apoio da Polícia Científica de Santa Catarina e da Polícia Federal.
  • O processo de inclusão das substâncias nos controles nacionais levou apenas dezenove dias, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR), vinculado ao Governo Federal, anunciou a identificação de três novas substâncias no Brasil. O boletim, divulgado nesta quinta-feira, revela que duas delas foram encontradas em um produto chamado Magic Mushroom Gummies, da marca TRE Hoouse, já registrado em países como Chile, Canadá e Bélgica.

A identificação das substâncias ocorreu com o apoio da Polícia Científica de Santa Catarina e da Polícia Federal. A terceira substância, N-pirrolidino protonitazeno, um opioide sintético da classe dos Nitazenos, foi detectada após o exame de um paciente que relatou ter consumido álcool e um comprimido. Essa análise foi realizada pelo Laboratório de Toxicologia Analítica e pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox-Campinas).

O Ministério da Justiça e Segurança Pública destacou a agilidade do processo, que levou apenas 19 dias entre a notificação e a inclusão das substâncias nos controles nacionais. A secretária de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, enfatizou a importância do SAR para o controle de substâncias ilícitas, afirmando que isso é crucial para combater mercados ilegais e promover a prevenção.

O sistema permite que qualquer cidadão envie notificações sobre substâncias suspeitas, contribuindo para um monitoramento contínuo. A diretora de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações do SAR, Bárbara Cabellero, ressaltou que esse acompanhamento é fundamental para orientar políticas públicas e preparar equipes de atendimento em saúde.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais