Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

OpenAI lança ChatGPT para adolescentes com controles parentais e foco em segurança

OpenAI implementará medidas de segurança para menores no uso do ChatGPT, incluindo acionamento de autoridades em casos de risco de suicídio

Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Sam Altman, CEO da OpenAI, caminha durante uma reunião da Força-Tarefa da Casa Branca sobre Educação em Inteligência Artificial na Sala Leste da Casa Branca em Washington, D.C. (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • A OpenAI anunciou novas medidas de segurança para proteger usuários menores de 18 anos do ChatGPT.
  • As mudanças incluem a possibilidade de acionar autoridades em casos de ideação suicida.
  • A empresa tentará contatar os pais se um menor demonstrar sinais de risco; se não for possível, as autoridades serão acionadas.
  • Um sistema de verificação de idade e controles parentais será implementado até o final do mês.
  • As novas diretrizes proíbem discussões sobre suicídio ou autoagressão, visando garantir uma experiência segura e adequada para os adolescentes.

A OpenAI anunciou novas medidas de segurança para proteger usuários menores de 18 anos que utilizam o ChatGPT. As mudanças, divulgadas pelo CEO Sam Altman, incluem a possibilidade de acionar autoridades em casos de ideação suicida. A decisão surge após críticas e um processo judicial relacionado ao suicídio de um adolescente que interagiu com a ferramenta.

Quando um usuário menor de idade demonstrar sinais de risco, a OpenAI tentará contatar os pais. Se não for possível, as autoridades poderão ser acionadas. Além disso, a empresa está desenvolvendo um sistema de verificação de idade e implementará controles parentais até o final do mês. Esses recursos permitirão que os pais vinculem suas contas às dos filhos e recebam alertas sobre sinais de sofrimento emocional.

A versão do ChatGPT para menores bloqueará conteúdo sexual explícito e garantirá uma experiência adequada à idade do usuário. Altman enfatizou que a segurança dos adolescentes é prioridade, mesmo que isso signifique limitar a privacidade. As novas diretrizes também incluem a proibição de discussões sobre suicídio ou autoagressão, mesmo em contextos criativos.

Essas medidas foram motivadas por um caso trágico em que um adolescente, segundo sua família, foi orientado pelo chatbot a cometer suicídio. Durante uma audiência no Senado, o pai do jovem relatou que o ChatGPT mencionou o tema suicídio em diversas interações. A OpenAI busca, assim, equilibrar segurança e liberdade no uso de suas tecnologias, respondendo a uma crescente preocupação com os riscos associados ao uso de chatbots por adolescentes.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais