Vacinação contra raiva inicia sábado em 127 postos no Rio de Janeiro
Campanha de vacinação antirrábica começa neste sábado com 127 postos; objetivo é vacinar 20% a mais de animais em relação ao ano passado

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Vacinação contra raiva inicia sábado em 127 postos no Rio de Janeiro
Ouvir a notícia
Vacinação contra raiva inicia sábado em 127 postos no Rio de Janeiro - Vacinação contra raiva inicia sábado em 127 postos no Rio de Janeiro
A primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica da Prefeitura do Rio ocorrerá neste sábado (16), das 9h às 17h, em 127 postos espalhados pelo Centro, Zona Sul, Grande Tijuca e Ilha do Governador. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, visa imunizar cães e gatos a partir de 3 meses de idade de forma gratuita.
A meta para este ano é aumentar em 20% o número de animais vacinados, que em 2023 foi de 339.456, um número inferior ao de 2022, quando 434.093 pets foram imunizados. O último caso de raiva registrado na cidade foi em 1995, mas em Belford Roxo, município vizinho, a doença foi detectada em 2021. O secretário Luiz Ramos Filho enfatiza a importância da vacinação: "Precisamos lembrar que a raiva mata. A vacina é uma dose de amor e protege não só o seu pet, mas toda a cidade."
Os tutores devem levar apenas animais saudáveis para a vacinação. Fêmeas gestantes ou pets doentes devem aguardar. Não há idade máxima para a vacinação, e cães e gatos de todos os portes podem participar. É necessário que os cães estejam com coleira e guia, e os mais agressivos devem usar focinheira. Gatos devem ser transportados em caixas apropriadas.
Para garantir a segurança durante a vacinação, a secretaria recomenda que os tutores mantenham uma distância segura na fila. É aconselhável levar a carteira de vacinação do animal e que ele seja conduzido por um adulto. A campanha terá cinco etapas, com as datas e locais das próximas fases sendo divulgados gradativamente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.