18 de ago 2025
Eletrobras firma parceria com C3 para implementar inteligência artificial na energia
Eletrobras expande uso de inteligência artificial para aumentar a resiliência e a eficiência de sua rede de transmissão de energia elétrica

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Ouvir a notícia:
Eletrobras firma parceria com C3 para implementar inteligência artificial na energia
Ouvir a notícia
Eletrobras firma parceria com C3 para implementar inteligência artificial na energia - Eletrobras firma parceria com C3 para implementar inteligência artificial na energia
A Eletrobras, a maior operadora de transmissão de energia elétrica do Brasil, anunciou uma parceria com a C3 AI para implementar inteligência artificial em sua rede de transmissão. O objetivo é aprimorar o monitoramento em tempo real e a resolução rápida de falhas, aumentando a resiliência do sistema elétrico nacional.
A ferramenta C3 AI Grid Intelligence já foi testada em dez subestações da Eletrobras no ano passado e agora será expandida para todos os ativos de transmissão da empresa, que controla 74 mil quilômetros de linhas, representando 37% do Sistema Interligado Nacional (SIN). O valor do acordo não foi revelado.
A iniciativa surge em um contexto de crescente preocupação com a segurança das redes elétricas, especialmente diante de eventos climáticos extremos e incêndios que afetam as linhas de transmissão. Em 2022, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou um recorde de 931 desligamentos de linhas devido a queimadas.
Benefícios da Inteligência Artificial
A utilização da inteligência artificial promete aumentar a confiabilidade da rede elétrica. A solução da C3 AI é capaz de identificar alarmes e agrupar incidentes, determinando rapidamente os equipamentos afetados e oferecendo suporte à tomada de decisão em menos de dez segundos. Esse processo, que antes levava de minutos a horas, agora será significativamente mais ágil.
Pablo Flores, gerente executivo de Proteção, Automação e Controle de Sistemas de Operação da Eletrobras, destacou que a modernização dos processos de monitoramento permitirá uma resposta mais eficaz a incidentes, garantindo a estabilidade e disponibilidade do sistema.
Além disso, a Eletrobras também está utilizando uma ferramenta da C3 AI para otimizar a produção de relatórios operacionais, permitindo que os operadores se concentrem em atividades de maior valor agregado. Thomas M. Siebel, CEO da C3 AI, ressaltou que a parceria reforça o papel da empresa na oferta de soluções para infraestrutura crítica, alinhando-se à prioridade global de expandir e fortalecer os sistemas de energia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.