Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula publica decreto que aumenta o salário mínimo para 2026

Decreto assinado por Lula eleva o salário mínimo para 1.621 reais a partir de 1º de janeiro de 2026, aumento de 6,79% dentro do ganho real do arcabouço fiscal

Aposta. Lula e Haddad tentam destravar o projeto, apoiado por 68% da população – Imagem: Evaristo Sá/AFP
0:00
Carregando...
0:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que formaliza o reajuste do salário mínimo de 1.518 reais para 1.621 reais. O novo piso passa a vigorar em 1º de janeiro de 2026, conforme publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 24.

O aumento é de 6,79%. A política de ganho real continua sendo observada, levando em conta a inflação dos 12 meses anteriores mais o crescimento real do PIB nos dois últimos anos.

Conforme o arcabouço fiscal, o ganho real ficará entre 0,6% e 2,5%. Historicamente, o mínimo tem seguido essa faixa para validação dos reajustes sob as regras de ajuste.

Histórico de valores: 2022, 1.212 reais; 2023, 1.320 reais; 2024, 1.412 reais; 2025, 1.518 reais. O novo piso é anunciado pela administração federal após avaliação econômica recente.

Publicação e vigência

O decreto que estabelece o piso de 1.621 reais entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026 e foi oficialmente divulgado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais