Uma delação envolvendo o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, vem gerando atenção no mercado financeiro. Diferente de figuras mais ligadas à política, ele está ligado ao universo do mercado de capitais. As informações circulam no ambiente da chamada Turma da Faria Lima.
A economista Marcela Kawuait afirma que o foco de risco não é sistêmico. Segundo ela, oimbróglio envolve o BRB e o Banco Master, mas não aponta para um efeito dominó no sistema financeiro. O problema parece concentrado em um grupo específico de instituições.
Não existe risco sistêmico
Marcela ressalta que, diferente da crise de 2008, não há sinais de contaminação generalizada. O sistema é mais regulado e segmentado, o que dificulta a propagação de choques entre bancos brasileiros.
Banco central acertou
Ela destaca a atuação do Banco Central, que mantém vigilância reforçada sobre grandes instituições que representam fatias relevantes do PIB. Bancos capitalizados e com regras mais duras funcionam como reservatórios que reduzem impactos.
Comportamento do mercado
O mercado tem reagido com base em fatores próprios, como resultados e cenários macroeconômicos, e não ao ruído envolvendo BRB e Banco Master. Quando há risco sistêmico, a reação tende a ser ampla; isso não ocorre.
BRB na berlinda
No BRB, o desafio principal é a capitalização. Para honrar compromissos, o banco pode precisar de recursos adicionais. A solução mais provável envolve uma injeção de capital, mas questões políticas dificultam decisões rápidas.
Socorro inicial
A tendência no curto prazo é de uma ação paliativa que dê fôlego ao BRB enquanto as investigações avançam. Posteriormente, com números melhor definidos, podem surgir medidas mais estruturais, como privatização ou dívida adicional. O cenário aponta para um problema a ser resolvido, sem abalo ao sistema financeiro como um todo.
Entre na conversa da comunidade