16 de jan 2025
Crescimento de 21% nas microempresas em 2024 revela novos horizontes de negócios no Brasil
Em 2024, o Brasil registrou 4,15 milhões de novos pequenos negócios abertos. Microempresas cresceram 21%, totalizando 874 mil novas aberturas. O setor de Serviços liderou, representando 60% das novas empresas. Políticas públicas estão sendo implementadas para apoiar pequenos negócios. O comércio também se destacou, com mais de 1 milhão de novos empreendimentos.
Oferta de crédito para micro, pequenos e médios negócios (Foto: Fabiano Rocha)
Ouvir a notícia:
Crescimento de 21% nas microempresas em 2024 revela novos horizontes de negócios no Brasil
Ouvir a notícia
Crescimento de 21% nas microempresas em 2024 revela novos horizontes de negócios no Brasil - Crescimento de 21% nas microempresas em 2024 revela novos horizontes de negócios no Brasil
Em 2024, o Brasil registrou a abertura de 4,15 milhões de pequenos negócios, com as microempresas (ME) se destacando. Essas empresas, que faturam até R$ 360 mil por ano, tiveram um crescimento de 21% em relação ao ano anterior, totalizando 874 mil novas microempresas, superando em mais de 152 mil o número de 2023. Os dados são de um levantamento do Sebrae, baseado no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal.
Além das microempresas, as empresas de pequeno porte (EPP) também apresentaram resultados positivos, com mais de 190 mil novos negócios abertos, um aumento de 16,5% em comparação a 2023. Os microempreendedores individuais (MEI) formalizaram 3,1 milhões de novos registros, um crescimento de 6,7% em relação aos 2,9 milhões do ano anterior. O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que uma série de políticas públicas está sendo implementada para ampliar as oportunidades para esses pequenos negócios.
O setor de Serviços foi o que mais contribuiu para o aumento, representando cerca de 60% das novas empresas abertas. O Comércio também teve um desempenho significativo, com mais de 1 milhão de novos empreendimentos, correspondendo a 25% do total. Os setores da Indústria (321,3 mil), Construção Civil (283,7 mil) e Agropecuária (31,6 mil) completaram a lista, somando 15% das novas aberturas.
Esses dados refletem um cenário otimista para o empreendedorismo no Brasil, com um aumento expressivo no número de pequenos negócios. O crescimento contínuo desses segmentos é um indicativo da resiliência e da adaptação dos empreendedores às novas demandas do mercado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.