Economia

Faturamento e massa salarial da indústria crescem em novembro, aponta CNI

O faturamento da indústria em novembro de 2024 cresceu 9,1% em relação a 2023. O emprego industrial avançou 0,2% em novembro, com alta de 2,9% anual. A massa salarial teve aumento de 0,4% em novembro, subindo 3,2% no acumulado do ano. O rendimento médio real dos trabalhadores teve leve alta de 1% em 2024, mas caiu 1,9% em relação a 2023. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) se manteve estável em 79,6%, com leve aumento anual.

Trabalhadores em indústria têxtil (Foto: REUTERS/Thomas Mukoya)

Trabalhadores em indústria têxtil (Foto: REUTERS/Thomas Mukoya)

Ouvir a notícia

Faturamento e massa salarial da indústria crescem em novembro, aponta CNI - Faturamento e massa salarial da indústria crescem em novembro, aponta CNI

0:000:00

O faturamento real da indústria brasileira, assim como as horas trabalhadas e a utilização da capacidade instalada (UCI), manteve-se praticamente estável em novembro de 2024. A pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (17), aponta que o faturamento teve uma leve alta de 0,1% em relação a outubro, mas cresceu 9,1% na comparação com novembro de 2023. No acumulado do ano até novembro, o aumento foi de 5,6%.

As horas trabalhadas na produção também apresentaram estabilidade, com uma variação negativa de 0,1% em novembro, mas ainda assim, estão 6% acima do mesmo mês do ano anterior. No total do ano, houve um crescimento de 4,5% nas horas trabalhadas até novembro. O emprego industrial, por sua vez, registrou um avanço de 0,2% em relação a outubro, com um aumento de 2,9% em comparação a novembro de 2023 e 2,2% no acumulado do ano.

A massa salarial cresceu 0,4% em novembro, com um avanço de 0,9% em relação ao mesmo mês do ano passado e 3,2% no acumulado de 2024. O rendimento médio dos trabalhadores da indústria teve um leve aumento de 0,2% entre outubro e novembro, mas apresentou uma queda de 1,9% em comparação a novembro de 2023, com um aumento de 1% no acumulado do ano.

A UCI permaneceu estável em 79,6% entre outubro e novembro, mas é 0,7 ponto porcentual superior ao registrado em novembro de 2023. Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, destacou que "o mercado de trabalho é um dos principais motores para o crescimento observado em 2024", enfatizando a relação entre aumento de renda e consumo.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela