31 de jan 2025
Etanol se torna a opção mais econômica em São Paulo e outros cinco estados
Aumento no ICMS elevará preços da gasolina e do diesel a partir de 1º de fevereiro. Levantamento do GLOBO indica que etanol é mais vantajoso em seis estados. Quatro estados apresentam "empate" de preços entre gasolina e etanol. Especialistas recomendam que etanol deve custar até 70% do preço da gasolina. Diferenças de preços podem variar entre postos, impactando a escolha do combustível.
Carro é abastecido com combustível em posto de gasolina (Foto: Guito Moreto / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Etanol se torna a opção mais econômica em São Paulo e outros cinco estados
Ouvir a notícia
Etanol se torna a opção mais econômica em São Paulo e outros cinco estados - Etanol se torna a opção mais econômica em São Paulo e outros cinco estados
Os preços da gasolina e do diesel sofrerão um aumento a partir de 1º de fevereiro, devido à elevação do ICMS, imposto estadual. Antes mesmo dessa mudança, um levantamento do GLOBO indica que abastecer com etanol é mais vantajoso em seis estados do Brasil. Em outros quatro estados, a diferença de preço entre gasolina e etanol é quase imperceptível, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) coletados até 25 de janeiro.
Para determinar qual combustível é mais econômico para um veículo específico, especialistas recomendam uma fórmula simples: multiplicar o preço da gasolina por 0,7. O etanol se torna uma opção vantajosa quando seu preço não ultrapassa 70% do valor da gasolina, uma vez que o etanol possui 30% menos conteúdo energético. Essa regra ajuda motoristas a avaliar a melhor escolha de abastecimento.
Embora a ANP tenha indicado que, até a semana passada, a gasolina ainda era a opção preferida na maioria dos estados, em alguns casos, o etanol se mostrou mais acessível. As variações de preço entre os combustíveis podem ser significativas dependendo do posto, e a eficiência de cada veículo também influencia essa decisão. Para uma análise mais precisa, é necessário conhecer o consumo médio de cada combustível no carro.
Os veículos modernos geralmente apresentam essa informação no painel, enquanto os mais antigos exigem cálculos manuais. Para obter o desempenho médio do veículo com cada combustível, é preciso dividir a quilometragem percorrida pelo volume consumido. Inserindo esses dados na calculadora disponível na reportagem, os motoristas podem descobrir qual combustível é mais vantajoso para seu carro.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.