26 de fev 2025
Caged revela criação de 137 mil vagas em janeiro e movimenta mercado financeiro
O Caged revelou a criação de 137.303 empregos formais em janeiro, superando expectativas. O Ibovespa caiu após os dados, refletindo preocupações com a inflação crescente. O dólar se valorizou, cotado a R$ 5,78, em resposta à força do mercado de trabalho. O governo planeja liberar R$ 12 bilhões do FGTS, aumentando a renda disponível. A inflação medida pelo IPCA 15 subiu para 1,23%, maior alta desde abril de 2022.
Pessoas procuram emprego no centro de São Paulo (Foto: Amanda Perobelli/Reuters)
Ouvir a notícia:
Caged revela criação de 137 mil vagas em janeiro e movimenta mercado financeiro
Ouvir a notícia
Caged revela criação de 137 mil vagas em janeiro e movimenta mercado financeiro - Caged revela criação de 137 mil vagas em janeiro e movimenta mercado financeiro
O mercado de trabalho brasileiro terá novos dados nesta quarta-feira, 26, com a divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro, prevista para as 14h30. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, antecipou que o saldo de empregos formais deve ultrapassar 100 mil postos no mês. Durante um evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marinho destacou que a geração de empregos deve continuar ao longo do ano, impulsionada por investimentos no país. O Caged é um indicador importante para avaliar a dinâmica do mercado de trabalho e seus efeitos na economia.
Após o fechamento dos mercados, empresas como Petrobras, Braskem, C&A, e Marfrig divulgarão seus resultados trimestrais. Nos Estados Unidos, dois dados relevantes serão divulgados ao meio-dia: o relatório de novas moradias, que trará informações sobre o setor imobiliário, e os estoques de petróleo, que indicam o equilíbrio entre oferta e demanda no mercado de energia. Ambos os indicadores são monitorados por investidores e analistas para medir tendências econômicas e potenciais ajustes nas políticas monetárias.
O presidente Lula inicia sua agenda às 9h com uma reunião no Palácio do Planalto e, ao longo do dia, participará de diversos encontros, incluindo a abertura da Primeira Reunião de Sherpas do BRICS. O ministro Gabriel Muricca Galípolo também participa de uma reunião do G20 na Cidade do Cabo, na África do Sul, das 8h às 22h. No Brasil, a confiança da indústria e o fluxo cambial também serão divulgados às 14h30.
Em um contexto internacional, os Estados Unidos e a Ucrânia acertaram um acordo sobre minerais, enquanto a Casa Branca anunciou que assumirá o controle da seleção de repórteres autorizados a cobrir o presidente. Além disso, Elon Musk levantou a possibilidade de sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, em meio a um processo judicial. O Tesouro Nacional divulgará o Relatório Mensal da Dívida Pública e o BNDES pode vender participações em empresas para investir em novos setores.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.