10 de abr 2025
Setor de serviços brasileiro cresce 0,8% em fevereiro, impulsionado por tecnologia da informação
Setor de serviços brasileiro surpreende com crescimento de 0,8% em fevereiro, impulsionado por tecnologia da informação e vendas do varejo em alta.
Alta demanda por serviços de tecnologia da informação impulsionou aumento em fevereiro (Foto: Nattakorn/Adobe Stock)
Ouvir a notícia:
Setor de serviços brasileiro cresce 0,8% em fevereiro, impulsionado por tecnologia da informação
Ouvir a notícia
Setor de serviços brasileiro cresce 0,8% em fevereiro, impulsionado por tecnologia da informação - Setor de serviços brasileiro cresce 0,8% em fevereiro, impulsionado por tecnologia da informação
O setor de serviços brasileiro registrou um crescimento de 0,8% em fevereiro, superando as expectativas em um cenário de desaceleração econômica. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que esse aumento devolveu a contração de 0,6% observada em janeiro. Na comparação anual, o volume de serviços cresceu 4,2%, embora ainda esteja 1% abaixo do pico alcançado em outubro de 2024.
O crescimento foi impulsionado principalmente pelo setor de informação e comunicação, que teve uma alta de 1,8%. O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, destacou que a demanda por serviços de tecnologia da informação tem sido um fator crucial para esse desempenho. Além disso, outras áreas como serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%), outros serviços (2,2%) e serviços prestados às famílias (0,5%) também apresentaram resultados positivos.
Por outro lado, o setor de transportes teve uma leve queda de 0,1%, atribuída à redução na receita de empresas de correio e logística. Apesar do resultado positivo, analistas indicam que o setor de serviços pode enfrentar um crescimento mais lento ao longo do ano, devido à inflação persistente e aos juros elevados, que atualmente estão em 14,25% ao ano, após um aumento de um ponto percentual.
Além disso, o IBGE informou que as vendas do varejo cresceram 0,5% em fevereiro, atingindo o maior nível da série histórica iniciada em janeiro de 2000. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as vendas aumentaram 1,5%, alinhando-se às expectativas do mercado. Esses dados refletem um cenário de recuperação, embora as condições financeiras ainda apresentem desafios para a continuidade desse crescimento.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.