Economia

Insatisfação financeira cresce entre brasileiros durante governo Lula, aponta pesquisa

A insatisfação financeira cresce entre os brasileiros, com 36,8% afirmando que suas condições pioraram desde o início do governo Lula.

A parcela do eleitorado que sente piora da situação financeira no governo Lula cresce e chega a 37%, diz Paraná Pesquisas (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/VEJA.com)

A parcela do eleitorado que sente piora da situação financeira no governo Lula cresce e chega a 37%, diz Paraná Pesquisas (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/VEJA.com)

Ouvir a notícia

Insatisfação financeira cresce entre brasileiros durante governo Lula, aponta pesquisa - Insatisfação financeira cresce entre brasileiros durante governo Lula, aponta pesquisa

0:000:00

A insatisfação financeira dos brasileiros cresce sob o governo Lula

Uma pesquisa recente revela que 36,8% dos brasileiros acreditam que suas condições financeiras pioraram desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023. O levantamento, realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, foi divulgado nesta sexta-feira, 25 de abril de 2025.

A pesquisa mostra que apenas 18,9% dos entrevistados notaram alguma melhora em sua situação financeira, enquanto 42,7% afirmam não ter percebido mudanças significativas. A insatisfação aumentou mais de onze pontos percentuais desde julho do ano passado, quando 25,5% dos eleitores se mostravam descontentes. O grupo que relata melhora caiu de 26,8% para 18,9% no mesmo período.

Os preços nos supermercados também são uma preocupação crescente. Cerca de 73,7% da população sente que os produtos estão mais caros, enquanto apenas 16,9% afirmam que os preços se mantiveram estáveis. Para 7,1%, os bens ficaram mais baratos desde a posse de Lula.

A pesquisa também abordou a expectativa dos brasileiros em relação ao acesso a produtos como picanha e cerveja, itens que foram prometidos durante a campanha eleitoral. A maioria, 68,4%, acredita que não será mais fácil comprar esses produtos até o final do governo Lula. Apenas 25,7% mantêm a esperança de que a situação econômica melhore.

O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 19 de abril de 2025, com 2.020 eleitores de todos os estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela