11 de mai 2025
Taxa de mães no mercado de trabalho do Rio de Janeiro atinge 67% em 2024
A participação das mães no mercado de trabalho no Rio de Janeiro cresceu para 67%, enquanto o desemprego caiu para 7,9%.
Número de mulheres que são mães com emprego formal no Rio de Janeiro cresceu consideravelmente (Foto: Marcelo de Jesus)
Ouvir a notícia:
Taxa de mães no mercado de trabalho do Rio de Janeiro atinge 67% em 2024
Ouvir a notícia
Taxa de mães no mercado de trabalho do Rio de Janeiro atinge 67% em 2024 - Taxa de mães no mercado de trabalho do Rio de Janeiro atinge 67% em 2024
Entre 2021 e 2024, a taxa de mães no mercado de trabalho no Rio de Janeiro aumentou de 58,3% para 67%, conforme dados da Prefeitura do Rio. Durante o mesmo período, o desemprego entre essas mulheres caiu de 15% para 7,9%, uma redução significativa de 7,1 pontos percentuais.
O estudo, realizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e de Políticas para Mulheres e Cuidados (SPM-Rio), utilizou informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa considerou mães como mulheres chefes de domicílio ou cônjuges que vivem com filhos e/ou enteados.
No total, a capital fluminense conta com 2 milhões de mães, que representam 64,7% da população feminina da cidade. Além disso, a taxa de informalidade entre essas trabalhadoras também apresentou queda, passando de 38,7% para 36,6%.
Esses dados refletem um avanço na inserção das mães no mercado de trabalho, indicando uma tendência positiva em relação à empregabilidade e à redução do desemprego na cidade.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.