21 de mai 2025
Fluxo cambial e resultados de varejistas movimentam mercados nesta quarta-feira
Brasil divulga fluxo cambial e enfrenta críticas a Lula na Marcha dos Prefeitos, enquanto negociações sobre gripe aviária avançam.
Nilton David (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Ouvir a notícia:
Fluxo cambial e resultados de varejistas movimentam mercados nesta quarta-feira
Ouvir a notícia
Fluxo cambial e resultados de varejistas movimentam mercados nesta quarta-feira - Fluxo cambial e resultados de varejistas movimentam mercados nesta quarta-feira
O Brasil divulga nesta quarta-feira (21) o fluxo cambial semanal às 14h30, que mostrará as entradas e saídas de dólares no país. Este dado é crucial para monitorar a movimentação financeira externa. Nos Estados Unidos, os estoques semanais de petróleo serão anunciados às 11h30, influenciando os preços do combustível e a dinâmica do mercado energético.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentou vaias durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília, onde anunciou novas políticas públicas, incluindo o programa "Mais Especialistas". Este programa visa melhorar o acesso a consultas e exames especializados na rede pública de saúde. Lula destacou a importância do direito à segunda consulta e a exames, frequentemente inacessíveis à população.
Reuniões no Palácio do Planalto
Ao longo do dia, Lula terá diversas reuniões no Palácio do Planalto. Às 09h00, se reunirá com ministros da Casa Civil, Fazenda, Planejamento e Gestão. Às 11h00, o encontro será com ministros de Minas e Energia e Relações Institucionais. Às 14h40, Lula se encontrará com o secretário especial para assuntos jurídicos da Casa Civil e, às 15h30, com ministros das Relações Exteriores, Ciência e Meio Ambiente.
Além disso, Nilton José Schneider David, Diretor de Política Monetária do Banco Central, participará do 3º Seminário MacroLab de Conjuntura em São Paulo, às 18h. O evento é aberto à imprensa e será transmitido. Izabela Moreira Correa, Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, participará de uma sessão especial em Brasília, celebrando os 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Gripe Aviária e Exportações
O Brasil também está em negociações com a China para regionalizar a suspensão das exportações de frango após um caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul. O governo busca limitar o embargo ao estado, evitando impactos em nível nacional. As conversas são conduzidas pelo Ministério da Agricultura, que argumenta que o foco foi isolado e que há precedentes de medidas regionais adotadas por outros países.
Além disso, o Brasil investiga sete novas suspeitas de gripe aviária (H5N1), com resultados previstos para ontem (20). Desde o início de 2023, já foram realizadas mais de 2.500 investigações, com 168 focos confirmados da doença, sendo um em granja comercial no Rio Grande do Sul.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.