Dólar e Ibovespa flutuam em dia marcado por baixa liquidez e incertezas econômicas
Expectativa de queda na inflação anima mercado, enquanto governo se prepara para anunciar plano de ajuda a empresas até terça feira

Dólar (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Dólar e Ibovespa flutuam em dia marcado por baixa liquidez e incertezas econômicas
Ouvir a notícia
Dólar e Ibovespa flutuam em dia marcado por baixa liquidez e incertezas econômicas - Dólar e Ibovespa flutuam em dia marcado por baixa liquidez e incertezas econômicas
O dólar encerrou a sessão de segunda-feira, 11 de outubro, com leve alta de 0,13%, cotado a R$ 5,44. O Ibovespa, principal índice da B3, apresentou desvalorização de 0,21%, estacionando nos 135 mil pontos. O mercado, que já havia enfrentado uma queda de 4% em julho, aguarda a divulgação do Boletim Focus e resultados da Petrobras.
O Boletim Focus, divulgado hoje, trouxe uma redução nas expectativas de inflação pela 11ª semana consecutiva. Economistas consultados pelo Banco Central projetam que o IPCA de 2025 deve encerrar o ano em 5,05%, uma diminuição de 0,2 ponto percentual em relação à semana anterior. Essa expectativa pode influenciar as decisões de política monetária.
No mercado de ações, as ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) tiveram leve valorização de 0,6% e 0,8%, respectivamente. Contudo, essa recuperação é modesta, considerando a desvalorização de quase 8% no último pregão, após a divulgação de resultados do segundo trimestre que não atenderam às expectativas dos investidores, especialmente em relação aos dividendos.
Expectativas e Cenário Internacional
Além disso, o mercado está atento a um plano de ajuda a empresas que o governo brasileiro deve anunciar em breve. O vice-presidente Geraldo Alckmin indicou que o plano será revelado até terça-feira. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também se reunirá com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, na quarta-feira, o que pode facilitar um entendimento entre os dois países.
A valorização do dólar é impactada por fatores externos, como a força da moeda americana em relação a outras divisas emergentes. O índice do dólar, que mede o desempenho da moeda frente a uma cesta de seis divisas, subiu 0,28%, alcançando 98,500. O cenário internacional continua a influenciar o mercado financeiro brasileiro, com investidores atentos a dados de inflação nos EUA e a possíveis desdobramentos nas relações comerciais entre os EUA e a China.
Tags: #notícia #presidente #Jesus #economia #relações internacionais #pesquisa #notícia #Conflitos #congresso #economia #relações internacionais #pesquisa
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.