28 de mar 2025
Dinheiro esquecido do PIS/Pasep começa a ser liberado; saiba como sacar os valores
A partir de 28 de março, trabalhadores podem resgatar R$ 26 bilhões do fundo PIS/Pasep. Acesse o site Repis Cidadão para consultar valores.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Dinheiro esquecido do PIS/Pasep começa a ser liberado; saiba como sacar os valores
Ouvir a notícia
Dinheiro esquecido do PIS/Pasep começa a ser liberado; saiba como sacar os valores - Dinheiro esquecido do PIS/Pasep começa a ser liberado; saiba como sacar os valores
A partir de 28 de março de 2024, trabalhadores poderão resgatar valores esquecidos no fundo do antigo PIS/Pasep. Estima-se que cerca de 10,5 milhões de pessoas tenham direito a um total de quase R$ 26 bilhões. Os beneficiários são aqueles que tiveram carteira assinada entre 1971 e 1988 e não realizaram o saque após a extinção do fundo em 2020. Herdeiros legais também podem solicitar o saque em caso de falecimento do titular.
Os primeiros pagamentos serão feitos pela Caixa Econômica Federal para aqueles que solicitaram o saque até 28 de fevereiro. Para consultar e retirar os valores, os interessados devem acessar a plataforma Repis Cidadão no site repiscidadao.fazenda.gov.br. É necessário ter uma conta no Portal Gov.br com nível prata ou ouro. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo do FGTS.
Para realizar a consulta, o usuário deve acessar o site, clicar em "Entrar com gov.br", fazer login e informar o CPF e o NIS (PIS/Pasep). Após preencher os dados, é possível verificar se há valores a receber. Caso o saque seja solicitado por herdeiros, além do documento de identificação, é necessário apresentar a certidão PIS/Pasep/FGTS ou outros documentos que comprovem a relação com o falecido.
O fundo PIS/Pasep foi criado para complementar a renda de trabalhadores com carteira assinada, mas muitos não sabiam da existência dos valores. A extinção do fundo em 2020 deixou muitos recursos sem serem sacados, e agora, com a nova plataforma, o governo busca facilitar o acesso a esses valores.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.