29 de abr 2025
Pensão alimentícia deve ser informada no Imposto de Renda mesmo sem tributação
Pensão alimentícia não é mais tributável, mas deve ser informada no Imposto de Renda. Entenda como declarar corretamente.
Imposto de Renda 2025: prazo para entrega da declaração vai até 30 de maio (Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Pensão alimentícia deve ser informada no Imposto de Renda mesmo sem tributação
Ouvir a notícia
Pensão alimentícia deve ser informada no Imposto de Renda mesmo sem tributação - Pensão alimentícia deve ser informada no Imposto de Renda mesmo sem tributação
A pensão alimentícia, que não é mais considerada rendimento tributável desde o final de 2022, deve ser informada no Imposto de Renda por quem a recebeu ou pagou, caso se encaixe em critérios de obrigatoriedade. Essa decisão foi estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e impacta a declaração de impostos.
Os principais critérios para a obrigatoriedade incluem rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, que superem R$ 200 mil. Mesmo sem tributação, a pensão deve ser declarada corretamente.
Preenchimento da Declaração
O preenchimento dos dados referentes à pensão alimentícia deve ser feito na aba “Alimentandos”. É necessário incluir o CPF do beneficiário, que pode residir no Brasil ou no exterior. Além disso, informações adicionais, como a decisão judicial ou escritura pública, são obrigatórias.
É importante destacar que o alimentando não pode ser declarado como dependente. O campo “Parcela não dedutível/valor reembolsado” deve ser preenchido apenas se o total ou parte da pensão já tiver sido reembolsado ao contribuinte.
Com essas orientações, os contribuintes devem estar atentos para evitar erros na declaração do Imposto de Renda.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.