01 de mai 2025
"Consumidores enfrentam desvalorização de pontos em programas de recompensas"
Mudanças em programas de recompensas de hotéis e companhias aéreas elevam o custo em pontos, dificultando a maximização de benefícios.
Foto de uma planta de produção de laticínios da cooperativa agrícola francesa 'Les Maitres laitiers du Cotentin'. A planta fabrica produtos lácteos destinados ao mercado da China. (Foto: CHARLY TRIBALLEAU/AFP via Getty Images)
Ouvir a notícia:
"Consumidores enfrentam desvalorização de pontos em programas de recompensas"
Ouvir a notícia
"Consumidores enfrentam desvalorização de pontos em programas de recompensas" - "Consumidores enfrentam desvalorização de pontos em programas de recompensas"
O fenômeno da "shrinkflation" e a desvalorização das recompensas de cartões de crédito têm impactado os consumidores. Recentemente, mudanças em programas de recompensas de hotéis e companhias aéreas tornaram mais caro o uso de pontos para reservas.
A World of Hyatt, por exemplo, alterou suas categorias de hotéis, aumentando o custo em pontos para 118 propriedades. Em março, a Southwest Airlines reduziu a quantidade de pontos acumulados por dólar em algumas tarifas. Além disso, a British Airways aumentou em 60% os pontos necessários para voos parceiros com American e Alaska Airlines no último ano.
Essas alterações são conhecidas como "desvalorizações" e estão se tornando comuns, segundo Madison Blancaflor, editora da The Points Guy. “Observamos desvalorizações diariamente em companhias aéreas e hotéis,” afirma. Apesar disso, programas de recompensas ainda podem ser vantajosos, especialmente se o saldo for quitado mensalmente.
Para maximizar o valor das recompensas, Blancaflor sugere algumas estratégias. Primeiro, não acumule pontos sem utilizá-los, pois a inflação pode reduzir seu valor ao longo do tempo. “Se você encontrar uma boa oportunidade de resgate, aproveite,” recomenda.
Além disso, é importante ser flexível ao planejar viagens. Mudanças nas datas e destinos podem resultar em economias significativas. Utilizar ferramentas como Google Flights e seats.aero pode ajudar a encontrar as melhores ofertas.
Por fim, ter um cartão de crédito que acumule uma moeda flexível é aconselhável. “Isso permite que você tenha várias opções de transferência, evitando a dependência de uma única companhia,” conclui Blancaflor.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.