19 de mai 2025
Aproveite a declaração de Imposto de Renda e faça doações a instituições sociais
Aproveite a declaração do Imposto de Renda 2025 para fazer doações e apoiar instituições sociais, culturais e de proteção a idosos e crianças.
Contribuinte pode aproveitar a declaração de Imposto de Renda para doar para fundos ligados a direitos da criança (Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Aproveite a declaração de Imposto de Renda e faça doações a instituições sociais
Ouvir a notícia
Aproveite a declaração de Imposto de Renda e faça doações a instituições sociais - Aproveite a declaração de Imposto de Renda e faça doações a instituições sociais
Os contribuintes podem fazer doações durante a declaração do Imposto de Renda 2025, direcionando até 6% do imposto devido a instituições sociais, culturais ou esportivas. Agora, é possível realizar doações diretamente na declaração, com limites específicos para instituições que atuam em defesa dos direitos da criança, do adolescente e dos idosos.
Para quem não fez doações em 2024, ainda há a oportunidade de contribuir no ajuste da declaração. No entanto, as doações podem ser feitas apenas para instituições vinculadas aos conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente ou dos Direitos da Pessoa Idosa. O presidente da Fradema Consultores Tributários, Francisco Arrighi, enfatiza que não é suficiente apoiar qualquer projeto cultural para obter o abatimento no Imposto de Renda. O contribuinte deve optar pelo modelo de declaração completa.
Formas de Doação
Existem duas maneiras de realizar as doações. A primeira é contribuir ao longo do ano-calendário da declaração. Para quem não fez isso, é possível fazer a doação durante a declaração e obter desconto no cálculo do Imposto de Renda do ano seguinte. As doações devem ser feitas a fundos administrados pelos conselhos municipais, estaduais ou nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente ou do Idoso, além de projetos de incentivo à cultura e ao esporte.
As entidades precisam ser reconhecidas pela Receita Federal, pelo Ministério da Cultura ou pelo Ministério do Esporte. Cada organização possui uma conta específica vinculada ao Fisco, permitindo que a Receita identifique automaticamente o contribuinte e o valor da doação. É fundamental guardar o recibo da doação e inserir as informações na ficha “Doações Efetuadas” na declaração.
Doações na Declaração
A segunda forma de doação ocorre diretamente na declaração. O contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido ou a ser restituído para fundos de proteção às crianças e adolescentes e mais 3% para os fundos de proteção aos idosos. Para isso, é necessário acessar a aba "Doações diretamente na declaração" no programa do Imposto de Renda.
Após selecionar o tipo de fundo, o campo "CNPJ" será preenchido automaticamente. O contribuinte deve preencher o valor da doação. Arrighi alerta que, embora seja possível doar valores altos, a dedução é limitada a 6% do imposto devido. Para efetuar a doação, é necessário emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), seguindo o mesmo procedimento utilizado para o pagamento do Imposto de Renda.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.