Economia

Metade das mães solo no Brasil não consegue realizar uma viagem a lazer anual

A pesquisa "Tendências de Turismo Verão 2025" revela desigualdade nas viagens. Metade das mães solteiras não viaja a lazer anualmente, contra 37% dos pais. Apenas 1% das mães solo consegue fazer quatro ou mais viagens por ano. Mulheres demonstram maior desejo de viajar, mas enfrentam dificuldades diárias. Estudo foi realizado com 5.542 entrevistas em todo o Brasil, com margem de erro de 2%.

Mãe com seu bebê em viagem de avião (Foto: Paul Hanaoka / Unsplash)

Mãe com seu bebê em viagem de avião (Foto: Paul Hanaoka / Unsplash)

Ouvir a notícia

Metade das mães solo no Brasil não consegue realizar uma viagem a lazer anual - Metade das mães solo no Brasil não consegue realizar uma viagem a lazer anual

0:000:00

A pesquisa "Tendências de Turismo - Verão 2025" revela uma significativa discrepância nas oportunidades de viagem entre mães e pais solteiros. Cinquenta por cento das mulheres solteiras com filhos não conseguem realizar uma única viagem de lazer ao longo do ano, enquanto entre os homens na mesma situação, esse percentual é de 37%. Os dados foram coletados pela Nexus em parceria com o Ministério do Turismo e publicados em dezembro de 2024, destacando as diferenças entre os gêneros.

Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, explica que, ao considerar a média nacional, 37% das pessoas não conseguem viajar a lazer anualmente, refletindo a desvantagem das mães solo. Cinquenta por cento delas estão nessa situação, evidenciando um cenário mais desafiador. A pesquisa também mostra que apenas 1% das mães solo conseguem realizar quatro ou mais viagens por ano, em contraste com 16% dos pais solteiros.

A diferença se torna menos acentuada entre os turistas que viajam duas ou três vezes ao ano, com 13% de mães solo e 18% de pais solteiros. Para aqueles que fazem apenas uma viagem anual, ambos os grupos se igualam em 29%. Além disso, a pesquisa indica que viajar é uma prioridade mais comum entre mulheres, com 27% expressando esse desejo, em comparação a 24% dos homens.

Os dados sugerem que, apesar do desejo maior das mulheres de viajar, muitas enfrentam dificuldades práticas, especialmente relacionadas à criação dos filhos. A pesquisa foi realizada entre 14 e 28 de outubro de 2024, com 5.542 entrevistas em todo o Brasil, apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela