13 de fev 2025
Gestoras de fundos reduzem pessimismo com Brasil após início de ano promissor
Gestoras como Bahia Asset e Ibiuna ajustaram posições devido à valorização do real. A Ibiuna alertou que o alívio econômico pode ser temporário, citando riscos fiscais. A popularidade do governo Lula impacta decisões de investimento e medidas fiscais. A Verde Asset zerou posições em moedas, refletindo incertezas políticas atuais. O desempenho dos fundos multimercado foi levemente abaixo da taxa CDI em janeiro.
Gestoras reduzem pessimismo com o Brasil em meio a um início de ano favorável (Foto: Shutterstock)
Ouvir a notícia:
Gestoras de fundos reduzem pessimismo com Brasil após início de ano promissor
Ouvir a notícia
Gestoras de fundos reduzem pessimismo com Brasil após início de ano promissor - Gestoras de fundos reduzem pessimismo com Brasil após início de ano promissor
As principais gestoras independentes de fundos multimercado estão revisando suas estratégias diante de um início de ano positivo para os ativos locais. A Bahia Asset Management encerrou uma posição vendida que se beneficiava da desvalorização do real, que, em 2024, apresenta o maior ganho entre as principais moedas. A Ibiuna Investimentos também diminuiu suas apostas em juros nominais e inflação implícita, após perdas com a posição em juros locais e dólar, que caiu 6% em relação ao real desde o início do ano.
Apesar do alívio observado em janeiro, a Ibiuna alertou que essa tendência pode não ser sustentável, citando preocupações com a dívida pública em trajetória crescente. Carlos Viana, da Kapitalo Investimentos, destacou a importância da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as possíveis respostas do governo, que podem incluir estímulos econômicos, mas com riscos de medidas parafiscais. A Adam Capital expressou ceticismo sobre a durabilidade do alívio econômico, considerando a reação do governo à possível desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) como crucial até 2026.
Os fundos multimercado iniciaram o ano com desempenho ligeiramente abaixo da taxa de referência do CDI. O índice IHFA da Anbima subiu 0,9% em janeiro, enquanto a taxa overnight avançou 1%. A Absolute enfrentou perdas devido à sua posição pessimista no real, enquanto a Vinland Capital obteve ganhos com a queda das taxas de juros de curto prazo. A Verde Asset Management, que administra R$ 18 bilhões, zerou suas posições em moedas em janeiro, refletindo a incerteza em relação aos anúncios de Donald Trump.
Os fundos apresentaram resultados variados, com a Absolute Vertex FIC FIM subindo 0,4% e a Ace Capital FIC FIM avançando 1,3%, apostando em ações americanas e dólar. A Ibiuna Hedge STH FIC se manteve estável, enquanto o JGP Strategy FIC cresceu 0,7%. A Legacy Capital FIC teve um desempenho positivo de 2,3%, e a Vinland Macro FIC FIM subiu 1,5%, mantendo uma posição neutra em juros locais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.