09 de abr 2025
Estudo revela que renda básica universal melhora saúde mental e não reduz horas de trabalho na Alemanha
Estudo na Alemanha mostra que renda básica universal melhora saúde mental e satisfação, sem reduzir horas de trabalho. Resultados reforçam debate global.
Estudo aponta que pessoas que recebem 'renda básica universal' não trabalham menos (Foto: Editoria de Arte/O Globo)
Ouvir a notícia:
Estudo revela que renda básica universal melhora saúde mental e não reduz horas de trabalho na Alemanha
Ouvir a notícia
Estudo revela que renda básica universal melhora saúde mental e não reduz horas de trabalho na Alemanha - Estudo revela que renda básica universal melhora saúde mental e não reduz horas de trabalho na Alemanha
Um estudo realizado na Alemanha revelou que 107 pessoas que receberam 1.200 euros mensais sem a obrigação de trabalhar não diminuíram suas horas de trabalho e relataram uma melhora na saúde mental e na satisfação com a vida. A pesquisa, que se estendeu por três anos, de junho de 2021 a maio de 2024, é considerada a mais abrangente sobre renda básica universal (RBU) no país. Os resultados mostraram que os beneficiários não se afastaram do mercado de trabalho em comparação com um grupo de controle de 1.580 pessoas que não receberam os pagamentos.
Os participantes que receberam a RBU dedicaram, em média, quatro horas a mais a atividades sociais por semana em relação aos que não receberam. Os pesquisadores sugerem que essa mudança pode estar ligada ao aumento da renda, que possibilita gastos em lazer e socialização. "As atividades sociais costumam ser acompanhadas de gastos", destacaram os autores do estudo, que foi publicado pelo Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW).
As melhorias observadas se mantiveram ao longo do período de análise, mas não houve mudanças significativas nas convicções políticas ou traços psicológicos dos participantes. A psicóloga Susann Fiedler, da Universidade de Economia de Viena, afirmou que "os participantes atuaram de forma diferente não porque mudaram sua personalidade, mas sim porque mudaram suas possibilidades."
A renda básica universal tem ganhado destaque como uma proposta política em vários países, especialmente com o avanço da Inteligência Artificial, que levanta preocupações sobre o desemprego em massa. Estudos anteriores, como o realizado na Finlândia entre 2017 e 2018, também encontraram efeitos positivos semelhantes no bem-estar dos participantes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.